Oitenta e Sete: Os Mortos e os Reis (Parte Dois)
Brando sorriu, pensando que, é claro, eles não fariam ideia de qual era o valor real de um cristal de cavaleiro espectral. Algo assim havia sido cotado pelo preço astronômico de trezentos milhões de tolls em *Espada de Âmbar*, e até meados da Segunda Era, apenas uma minoria de jogadores que gastavam dinheiro de verdade conseguia usar equipamentos capazes de selar um cristal de cavaleiro espectral.
No entanto, desejar obter um cristal de selamento parecia um tanto ilusório; em outras palavras, era como uma nuvem no horizonte: bonita de se ver, mas totalmente sem sentido na prática.
Afinal, nem mesmo o próprio Brando jamais levara aquilo a sério.
Os cristais de selamento eram subprodutos da sublimação e purificação das próprias características dos monstros — fosse a escuridão, a maldade, a capacidade de voar ou de flutuar. Qualquer tipo de cristal de selamento tinha apenas uma chance ínfima de se manifestar, para não mencionar o cristal de cavaleiro espectral, cuja probabilidade de queda ficava provavelmente depois da sétima casa decimal.
A chance de conseguir tal item por mero acaso era apenas um pouco maior do que a probabilidade de ser transportado para outro mundo.
Ele ergueu a besta pesada e perguntou:
— Têm virotes mágicos?
Duas das elementaristas entre os mercenários de Bisse apressaram-se a responder. As duas garotas eram gêmeas, com cabelos compridos de tom castanho-acinzentado presos em pequenas e finas tranças ao lado de suas orelhas compridas. Na verdade, ambas eram eltas selvagens vindas das montanhas de Orkesh. Quando Brando fizera parte do clã Força dos Deuses em sua vida anterior, ele lutara contra os mortos-vivos em Orkesh por um longo período, então não era estranhamente familiarizado com aquele povo.
Os elfos selvagens eram, na verdade, filhos da deusa Gaia, e por isso mantinham uma relação ainda mais próxima com os anões da Raça da Pedra. Havia uma tradição frequente de casamentos mistos entre os dois povos, e seus costumes variavam consideravelmente. No entanto, os elfos selvagens prezavam o militarismo, produzindo em grande escala caçadores, elementaristas e cavaleiros caçadores — três classes altamente ofensivas, o que demonstrava claramente a natureza rústica e aguerrida de sua cultura.
Naquela época, o quarto rei de Cruz, Haralson da Lâmina Longa, sofrera perdas terríveis nas mãos deles ao invadir os condados de Lubis. Embora tenha acabado vitorioso, pagou um preço exorbitante.
Tanto que, até hoje, os cruzianos e os elfos selvagens ainda nutriam inmutável animosidade mútua.
E foi exatamente por causa dessa cultura marcial e indômita que muitos elfos selvagens se aventuraram pelo mundo dos humanos, escolhendo uma profissão igualmente feroz: mercenários. Nesse aspecto, aquela sociedade encabeçada pelas mulheres compartilhava de um consenso com o povo de Lubis; portanto, os mercenários de Lubis eram, na prática, uma força militar conjunta composta por elfos selvagens, anões das montanhas e lubisianos.
Portanto, ao ouvir que havia duas elementaristas elfas selvagens entre aquele grupo de mercenários, Brando não se surpreendeu. Se lhe tivessem dito que havia dois sacerdotes de guerra, aí sim ele ficaria chocado.
Os lubisianos e os cruzianos eram inimigos mortais que jamais cruzavam caminhos em paz.
Os sacerdotes da guerra eram clérigos de elite cultivados pelo povo de Cruz. O predecessor dessa organização fora o Corpo Missionário de Guerra do Império, cuja sede era o Templo do Rei, localizado nas terras altas montanhosas da região de Haruli — um santuário que, ano após ano, formava uma corrente contínua de jovens e excelentes clérigos para aquele império cujo emblema era uma águia imperial.
— Meu senhor, qual tipo o senhor deseja? — perguntou com voz doce a irmã de rosto mais afilado e pele mais clara das duas.
— Gelo e vento. Quantos vocês conseguem criar no total?
— Se eu não poupar minha mana, consigo fazer dez.
— Eu consigo fazer alguns — respondeu a irmã mais nova com voz cristalina.
— O suficiente — interrompeu Brando. — Deem-me sete de cada, e com o restante façam dois virotes guiados.
As duas irmãs entreolharam-se com certa estranheza, olharam para o próprio capitão e, por fim, a irmã mais velha perguntou em voz baixa:
— Meu senhor, nós conseguimos entender o virote de aprisionamento pelo vento e o virote de fissura de gelo, mas o virote guiado... Os virotes guiados geralmente não são usados sozinhos dessa forma, não é?
Elas não estavam mentindo. Os virotes guiados costumavam ser empregados na fabricação de flechas mágicas duplas ou até múltiplas. Afinal, o preço das flechas mágicas avançadas era exorbitante e elas não podiam ser recuperadas, mas uma flecha mágica só produzia efeito se acertasse o alvo. Era como se alguém disparasse uma flecha mata-dragões e errasse o tiro; o prejuízo seria imenso.
Por causa disso, nasceram as chamadas flechas duplas, também conhecidas como virotes mágicos guiados. No entanto, elas nunca tinham ouvido falar de um virote guiado sendo usado de maneira isolada — a menos que fossem nobres que usassem tais artifícios apenas para trapacear.
Contudo, Brando tinha outros planos e sorriu:
— Não importa, vocês só precisam fazer o que pedi. Não poupem mana; depois de completarem minha tarefa, vocês podem ir descansar com Roman e Antiditina na retaguarda. O combate que se segue pode ser deixado para os outros.
A irmã mais velha assentiu. Embora ainda guardasse dúvidas, ela sabia que os senhores humanos costumavam ser obstinados e autossuficientes. Assim, a jovem elfa, um tanto mais madura, optou sabiamente por se calar, mas sua irmã franziu a testa e continuou:
— Mas, meu senhor...
— Tìa — repreendeu a mais velha severamente.
A irmã mais nova olhou para a mais velha com espanto, compreendeu o significado por trás do olhar e fechou a boca, magoada.
Brando sobressaltou-se por um instante, sentindo-se compelido a pensar em Charles. Às vezes, era realmente difícil acreditar que seres dotados de própria personalidade, memórias e sentimentos pudessem ser invocados a partir de uma mera carta; se fosse outra pessoa, provavelmente seria totalmente incapaz de notar a diferença.
Mas então ele sorriu irônico consigo mesmo: será que ele parecia um senhor cruel e implacável? Embora ele mantivesse uma expressão severa e pouco dada a risos diante daqueles mercenários, aquilo era apenas reflexo de sua própria índole, sem motivo para gerar um mal-entendidos tão grande!
Ele virou-se e viu que Antiditina claramente se esforçava para conter o riso, enquanto Roman também o encarava com um sorriso brincalhão. *Ora, eu ainda sou o senhor de vocês? Essa atitude de vocês não está muito correta!* Embora resmungasse em silêncio, Brando teve de forçar um sorriso no rosto.
— Não se importem... — respondeu com um riso seco.
Os catorze virotes mágicos logo foram entregues em suas mãos. Na verdade, de acordo com o nível de desempenho de Brando em seu auge, ele calculava que metade disso já seria suficiente, mas aquele momento não se comparava ao passado, e ele tampouco era mais aquele guerreiro de nível 130. Portanto, quanto mais preparado pudesse estar, melhor.
De qualquer forma, com duas elementaristas de segundo círculo (ferro negro inferior) que não poderiam prestar grande ajuda no combate vindouro...
Ele encaixou os virotes, um a um, nos anéis de fixação de seu cinto de armamento para facilitar o saque rápido. Em seguida, erguendo o olhar, viu que os mercenários na floresta também haviam tomado suas respectivas posições, o que lhe trouxe um pouco de alívio — embora esse sentimento de leveza recém-adquirido logo se dissolvesse, tornando-se ainda mais desagradável ao encarar o rosto marcado pelas intempéries daquele homem de meia-idade ao seu lado.
— Olha, não há problema nenhum, Capitão Huque!
Brando suspirou interiormente. Não importava o quanto explicasse, aquele sujeito chamado Huque continuava ali com uma expressão de total desconfiança. O motivo daquele capitão mercenário de meia-idade era simples: assim como Charles, ele compreendia perfeitamente a relação deles com Brando e, naturalmente, não o deixaria arriscar a própria vida sozinho.
— Não tem problema, meu senhor, apenas deixe-me ficar. De qualquer forma, se eu morrer posso ressuscitar; encare-me apenas como um escudo humano descartável — respondeu Huque com uma serenidade olímpica.
*Por que essa frase soa tão familiar?* De fato, ele podia ressuscitar, mas isso exigiria esperar até a manhã seguinte, além de custar uma taxa adicional de manutenção, seu grandioso Huque!
Brando ouviu os argumentos dele sentindo-se simultaneamente exasperado e divertido. Ele olhou de relance para a floresta, confirmando que Roman e Antiditina já haviam se distanciado o suficiente, antes de perguntar:
— Já que todos eles foram embora, será que entre os doze mercenários apenas você entendeu isso?
Huque assentiu, sem negar:
— Cada carta de destino do tipo invocação possui um núcleo, que também pode ser chamado de líder. Além disso, todos os demais são considerados derivados. Nesta carta, eu sou esse núcleo. A função atribuída ao núcleo é essencialmente a de assistente do planeswalker, ajudando-o a gerenciar os derivados gerados por essa carta, ou outras cartas e feitiços vinculados a ela.
— Existe essa mecânica também? — Brando sobressaltou-se, lembrando-se de outra questão. — Quer dizer que o conhecimento que cada núcleo possui também é diferente?
— Obviamente, isso está relacionado à própria carta! — respondeu Huque.
— Então, o que você sabe? Sabe como puxar uma carta do cemitério? — perguntou ele em tom de brincadeira.
— As cartas pretas são místicas e voláteis, capazes de alternar entre a vida e a morte. Se o senhor deseja utilizar táticas baseadas no cemitério, provavelmente precisará primeiro obter uma carta de terreno de elemento sombrio. Esse tipo de terreno costuma surgir com facilidade em pântanos, cemitérios e locais onde mortos-vivos se congregam — respondeu Huque.
Brando assentiu, respirou fundo e olhou para a frente, erguendo a besta pesada.
— Então fique, desde que não me atrapalhe.
Seu olhar varreu o cenário à frente: o santuário solitário que se erguia isolado no centro da clareza, banhado por uma luz lunar gélida.
Desde que o povo de Eruin abandonara aquele lugar, provavelmente já se passavam dois séculos sem que nenhuma criatura inteligente voltasse a pôr os pés naquele templo em ruínas.
Enquanto divagava sobre assuntos irrelevantes, ele calculava o tempo. Nos jogos do passado, atrair monstros era um verdadeiro trabalho técnico; um verdadeiro especialista conseguia fazer com que o oponente seguisse exatamente a rota planejada e aparecesse na posição esperada.
Para criaturas de baixo nível, bastava memorizar seus padrões de patrulha e julgamento, mas para monstros de alto nível, tratava-se de um verdadeiro confronto psicológico.
Brando não havia esquecido nenhuma dessas habilidades. Embora no passado ele não fosse um caçador cuja função exclusiva fosse atrair monstros, que equipe comum dispunha de uma formação tão perfeita? Sendo um guerreiro, aquilo também figurava entre suas atribuições secundárias habituais.
Sete.
Brando murmurou baixinho. O capitão mercenário evidentemente não entendia o que ele estava calculando; afinal, os métodos de combate dos nativos diferiam radicalmente dos dos jogadores.
Para os jogadores, por mais real que aquele mundo parecesse, ele era digitalizado, e tudo se explicava por meio de dados. O mesmo se aplicava a Brando; o raciocínio deles ultrapassava inevitavelmente a lógica do jogo, registrando cada alteração numérica como se fossem uma máquina de precisão cirúrgica.
Tudo seguia regras estritas.
Ele calculou o momento exato e acionou o gatilho. O primeiro virote, encaixado na corda da besta, era oco e assobiante; ele partiu imediatamente emitindo um som agudo e cortante, riscando o ar com fluxos de ar branco em ambos os lados e descrevendo um arco que penetrou nas sombras do santuário.
Seis.
O som agudo despertou o alerta dos mortos-vivos hostis. Aquele cavaleiro de brilho fluorescente não tardou a surgir em um dos flancos do santuário. *Aí vem ele.* Huque pressionou uma das mãos sobre o cabo da machadinha, tencionando todo o corpo.
Mas Brando imediatamente descartou a besta pesada, tirando da cintura o arco curto que costumava usar — ele comprara aquele arco logo após a carta de Lacaios das Terras Altas ir parar no cemitério. Embora não fosse tão prático quanto o arco estrutural de Charles, era melhor do que nada.
Brando fez um gesto para Huque.
*Recuem, agora mesmo!*