Oitogésimo Sexto Ato: Os Mortos e o Rei (Parte Um)
O cavaleiro sob o luar parecia uma estátua de cristal semitransparente, brilhando suavemente sob a poeira fina. Ele segurava uma lança prateada e cavalgava ao longo da periferia do santuário, desaparecendo novamente da vista do grupo do outro lado do muro. Todo o processo ocorreu em silêncio mortal, mas apenas com esse breve relance, Bando determinou basicamente os atributos aproximados daquele cavaleiro fantasma — um monstro do tipo territorial —, e num instante ele definiu sua tática.
Ele virou-se, encarando treze pares de olhos de cores diferentes, repletos de emoções que variavam entre a hesitação e o nervosismo. Incluindo o capitão Huque, os mercenários inevitavelmente prenderam a respiração, esperando em silêncio pelas suas ordens. A jovem nobre cobriu a boca com a mão, tossiu abafadamente por duas vezes e, em seguida, respirou fundo, tentando se acalmar.
No entanto, apenas um par de olhos castanhos claros, brilhantes como estrelas no céu, não demonstrava medo ou hesitação — o olhar dela ainda estava fixo na direção do santuário, cheio de interesse. O coração de Bando deu um pulo, e ele inconscientemente prestou mais atenção àquela jovem senhorita, precavendo-se para o caso de ela decidir fugir sozinha por capricho. Para alguém tão egoísta que se autodenominava "Senhor Roman", isso parecia perfeitamente possível.
Era como se para ela não houvesse perigo algum naquele mundo.
Às vezes, Bando não podia deixar de pensar em como aquela tia invisível conseguira criar a pequena Roman com tal personalidade; ele imaginava que nenhuma família normal teria realmente essa capacidade. No entanto, aquele claramente não era o momento para pensar nisso, então ele se virou e disse: "A tática é bem simples." Ele afastou os arbustos, olhou ao redor e apontou com a espada para a encosta de um morro: "Estão vendo aquele pinheiro-negro de Goplan-Esserson? Vão até lá e preparem uma emboscada. O resto, basta esperarem que eu o atraia até aqui."
Só isso?
Todos ficaram pasmados.
"Mas... O que devemos fazer, meu senhor?", perguntou Huque, meio confuso e meio cético.
Bando olhou para ele, pensando que aquilo nem precisava de ensino: uma vez dentro da zona de emboscada, o resto consistia obviamente em bater sem piedade para matar! Contudo, essa era justamente a diferença entre os jogadores e os nativos; os jogadores não se importavam com os detalhes e atacavam primeiro de qualquer maneira, afinal, o pior que podia acontecer era morrer uma vez.
Portanto, ele hesitou por um momento e respondeu com naturalidade: "Isso... Obviamente, usar toda a força..." Mas, de repente, percebeu onde estava o problema e mudou para uma explicação mais simples: "Bem, em outras palavras, finjam que ele roubou a esposa de vocês e matou seus filhos."
Roubou a esposa e matou os filhos?
Huque congelou por um instante e não pôde deixar de perguntar com uma expressão confusa: "Mas, meu senhor, falando sério... Minha mulher morreu na guerra contra os cruzados há muito tempo."
Bando levou a mão à testa e suspirou.
"Então finjam que ele deve um milhão de tholers em pagamento ao seu bando de mercenários e não tem intenção de pagar..."
Chocante!
Desde que os Mercenários de Lubis haviam alcançado a fama, nunca tinham ouvido falar de alguém que ousasse atrasar o pagamento de seus salários. Isso era simplesmente ultrajante. Como dizem, cortar a fonte de renda de alguém é o mesmo que matar seus pais; como poderiam deixar de se vingar de tal insulto?
Os doze pares de olhos dos mercenários de Lubis ficaram vermelhos num piscar de olhos, e Huque apertou o cabo de seu machado de guerra até estalar. Ele exclamou em voz alta: "Pela Santa Martha, então ele é da mesma laia dos infames angevinos! Meu senhor, fique tranquilo, em nome da Grande Martha, com certeza vamos dar uma sova nessa alma corrompida até que ela aprenda que não é fácil ficar devendo aos lubis!"
Antiduna ficou com um ar constrangido, ouvindo o capitão dos mercenários proferir tais barbaridades. Sendo uma jovem nobre de Bragoso, que oportunidades ela teria tido de entrar em contato com aquela linguagem grosseira e chula? O significado imundo contido naqueles xingamentos quase a fez desmaiar, mas, felizmente, ela cerrou os dentes e aguentou até o fim.
Então, limpou a garganta e, corada, disse em voz baixa:
"Bando, o oponente é um cavaleiro fantasma das lendas, será que realmente podemos vencê-lo?" Afinal, a jovem não era como aqueles mercenários, que eram as criaturas invocadas por Bando e podiam confiar nele de corpo e alma; ela ainda mantinha dúvidas. O plano de Bando era simplesmente simplista demais; se fosse algo tão fácil assim, qualquer um não poderia lidar com um cavaleiro fantasma?
Eles eram apenas um pequeno bando de mercenários comuns, e não um grupo de espadachins lendários, grandes arquimagos, magos supremos ou emissários élficos.
Nas descrições limitadas encontradas em textos antigos, a força demonstrada por um cavaleiro fantasma era pelo menos equivalente à de um cavaleiro de nível Prata Superior, aproximando-se do estágio Ouro. Com o que eles lutariam contra um espadachins quase dourado como aquele? Apenas com uma emboscada? Mas uma emboscada não aumentava o poder de combate fixo de cada um, ou será que o objetivo de se esconderem ali era apenas o de dar um susto no adversário?
Bem, indo contra todas as probabilidades e aceitando essa premissa, ainda era preciso levar em conta que as criaturas mortas-vivas simplesmente não conheciam o sentimento de medo, não é?
"Com certeza", Bando respondeu com tanta naturalidade que interrompeu o resto de suas palavras.
"Por quê?"
Antiduna não pôde deixar de perguntar.
"Fique tranquila, ele não vai nos atacar — para ser exato, ele não consegue nos alcançar."
"Não consegue nos alcançar?" A jovem nobre ficou de boca aberta. Que tipo de razão era essa? Por que razão o cavaleiro fantasma não conseguiria alcançá-los, acaso suas mãos eram atrofiadas? Ou será que o senhor cavaleiro era na verdade um pacifista? Por um momento, ela não pôde deixar de sentir um pouco de raiva; aquele não era o momento adequado para brincadeiras, mas então lembrou-se do histórico glorioso de Bando e pareceu-lhe que até os absurdos mais ridículos se tornavam perfeitamente normais perto dele.
O mais incrível, porém, era que todas as vezes ele provava estar certo.
Pensando nisso, Antiduna de repente sentiu que deveria se acalmar. Mesmo assim, não conseguiu se conter e reclamou em voz baixa: "Uma explicação dessas... Como, como posso aceitar? Eu sou sua conselheira, meu senhor..."
Bando deu de ombros, pois aquilo era realmente difícil de explicar. Poucos monstros patrulhavam rotas fixas, o que indicava que o senso territorial daquele cavaleiro fantasma era extremamente forte. Contudo, nos jogos, esse tipo de monstro tinha outro nome: monstro-chefe. Todas essas criaturas compartilhavam uma característica comum: vagavam dentro de uma área fixa e, uma vez cruzada aquela "fronteira territorial", independentemente da situação que estivesse ocorrendo, elas recuavam imediatamente.
Esse tipo de monstro era extremamente raro nos jogos, pois essa configuração obrigatória facilitava a exploração por parte dos jogadores, que podiam usar brechas nas regras para derrotar monstros muito acima de seus próprios níveis.
Portanto, a maioria dos monstros-chefes era feroz e consistia em seres de longo alcance — como o dragão negro selado no Cânun de Canoru, o Rei Dragão dos Sete Elementos, Fuxia Kes. A mentora do deus cão Oglaist, apelidada carinhosamente pelos jogadores de "Mestra", o dragão maligno cuja área de restrição era de apenas três milhas de raio, mas cujo alcance de ataque se estendia a centenas de milhas de distância, sendo um dos monstros-chefes mais poderosos do Norte de Warend.
Outro tipo ainda mais bizarro era aquele que simplesmente não podia ser morto fora de sua área de domínio, como o espírito da terra Kao.
No entanto, Bando também sabia da existência de um terceiro tipo de monstro-chefe: aqueles limitados por enredos e missões, permitindo que um monstro muito mais poderoso aparecesse razoavelmente em uma área de nível inferior, para que jogadores de níveis correspondentes tivessem a chance de derrotá-lo como chefes de missão. Obviamente, aquele cavaleiro fantasma pertencia ao último tipo. É claro que os primeiros jogadores a realizar essa missão, ao escreverem seus guias, não compreendiam a "Espada de Âmbar" tão profundamente quanto mais tarde, por isso haviam adotado o método de combate direto nos guias.
Contudo, na visão de Bando, não havia necessidade de tanto trabalho.
Ainda assim, ele sentia um pouco de pena, pois mesmo lutando diretamente ele encontraria uma maneira de derrubar o cavaleiro fantasma. No entanto, como a configuração original era uma "morte por enredo", o nível dos equipamentos derrubados pelo monstro caía em cinquenta porcento, o que não era pouca coisa. Basicamente, toda a parte da recompensa por superar o nível era completamente deduzida, excedendo até mesmo um pouco disso.
Bando não sabia como aquele mundo estava configurado, mas, de acordo com sua experiência anterior, provavelmente não estaria longe da realidade.
Ele abaixou a cabeça e olhou fixamente para Antiduna com seus olhos castanhos claros... Na verdade, ele também sabia o motivo pelo qual o cavaleiro fantasma não podia se afastar muito do santuário. Aqueles espíritos malignos nasceram das emoções negativas geradas pela resistência implacável do imperador dos elfos ancestrais, mas Martha selou aquele altar antes que pudessem se lançar para fora de seu covil — historicamente, muitos sacerdotes e monges de alta patente de Eluin perderam a vida naquele acidente, e por isso a família real sempre evitou mencionar aquele segredo profundamente guardado por tantos anos —, e por outro lado, o altar selado já não fornecia mais mana, tornando impossível para os espíritos malignos se sustentarem.
Apenas parecia restar um sopro residual naquela altar, impedindo-a de ruir imediatamente, mas ela só conseguia vagar pelas proximidades do santuário.
Dito assim parecia simples, mas explicar tudo isso envolveria o conhecimento sobre a alma e o núcleo de mana. Como jogador, Bando podia falar sem restrições, mas tais conhecimentos eram essencialmente fundamentais no Templo das Chamas, envolvendo o pacto entre humanos e espíritos, além de constituírem a fonte de seus poderes. Ele não era um mestre de teologia altamente talentoso; fingir ser um mago meio incompetente usando a identidade de um cavaleiro das altas terras já era um esforço, mas se começasse a vomitar todas aquelas teorias, Antiduna, mesmo sendo uma marionete, começaria a desconfiar dele.
Além disso, a jovem era extremamente perspicaz.
"Acho que o cavaleiro fantasma tem uma feição meio amigável, talvez ele não nos ataque?" No final, após pensar um pouco, ele respondeu com total seriedade.
"Senhor Bando."
Antiduna respirou fundo.
"Muito bem", Bando deu um tapinha no ombro dela. "Pare de ficar tensa, aprenda com a pequena Roman. Fique tranquila, quando foi que eu disse alguma mentira?"
Aprender com Roman?
Antiduna não pôde deixar de olhar para trás, na direção da jovem senhorita comerciante, que estava distraída olhando para o santuário, como se esperasse ver o cavaleiro fantasma pela segunda vez.
"Acho que é com frequência..." No final, ela não pôde deixar de suspirar e murmurar insatisfeita, embora soubesse que Bando realmente nunca havia errado em nada — era como se ele pudesse prever o resultado de tudo.
Bando sorriu, sabendo que ela havia sido convencida. Ele acenou com a mão para que os outros entrassem em ação, depois pediu emprestada uma besta pesada a Huque e armou-a com o pé. Falando sobre atrair monstros, uma besta pesada era um verdadeiro tesouro entre os jogadores. No entanto, Huque franziu a testa ao vê-lo fazer aquilo e não pôde deixar de dizer: "Meu senhor, prefere que eu vá atrair aquele morto-vivo?"
"Não precisa, sou especialista nisso." Bando bateu confiantemente na besta pesada, fazendo a corda vibrar com força, como se estivesse prestes a disparar a flecha com sinalizador a qualquer momento.
Huque assistia de lado com o coração na boca, pensando que aquele jovem lorde parecia um completo amador em todos os sentidos, caso contrário não faria um pedido tão descabido. Afinal, em Warend, agir assim levantava suspeitas de que ele menosprezava seus próprios vassalos. Em uma época onde a reputação de um nobre valia mais do que a própria vida, aquilo era um crime gravíssimo.
Contudo, ele também não podia simplesmente assistir seu senhor caminhar para a morte.
Felizmente, Antiduna, que estava ao lado, também percebeu a preocupação do capitão dos mercenários e não pôde deixar de perguntar em voz baixa: "Meu senhor, tem certeza de que não há problema?"
Bando olhou para ela de forma estranha: "Que tipo de problema?"
A jovem engasgou de raiva, quase revirando os olhos no mesmo instante.
Contudo, Bando apenas sorriu: "Muito bem, eu sei do que vocês estão preocupados. Mas vejam bem, se cair o 'Cristal do Cavaleiro Fantasma', eu pago uma rodada para vocês na hospedaria mais luxuosa de Ampesel..."
Cristal do Cavaleiro Fantasma?
Os dois ficaram pasmados. O que era aquilo? E pagar uma rodada significava o quê?