Capítulo 170: Aventuras na Terra do Sol Nascente (Parte I)
No exterior, os principais mercados europeus renderam 31,87 milhões de dólares na segunda semana. Com a chegada do segundo fim de semana, outros mercados começaram a exibir o filme sucessivamente.
Um fato curioso foi que, devido às cenas de guerra excessivamente sangrentas, a Índia recusou a exibição do filme no país, exigindo que a produção fizesse cortes e edições. Quando a notícia chegou a Gilbert, ele recusou prontamente: "Se essas cenas forem removidas, o filme perderá seu sentido. Não aceitarei edições."
A Warner Bros. transmitiu imediatamente a posição de Gilbert aos distribuidores indianos e, ao mesmo tempo, instigou a mídia a criticar o conservadorismo indiano, retratando-o como pouco aberto e inclusivo. Para um país que se considera autossuficiente e orgulhoso de sua integração global, isso foi intolerável. Em um acesso de fúria, as autoridades indianas suspenderam a proibição e permitiram que o filme fosse exibido no país.
Claro, mesmo após a liberação, os indianos permaneceram arrogantes. O *Hindustan Times* publicou um artigo comentando o filme, classificando-o como uma obra medíocre baseada em fantasias. Oito homens para salvar um único soldado? Na visão indiana, essa troca não valia a pena.
Tal declaração, naturalmente, causou um alvoroço na opinião pública. Logo, o *Los Angeles Times* publicou um artigo refutando os comentários do jornal indiano: "A questão que deveríamos estar debatendo é se vale a pena trocar oito homens por um? Não. O que deveríamos considerar é o sangue derramado por um grupo de soldados, décadas atrás, em prol da paz e da liberdade. Será que, aos olhos dos indianos, os esforços das Forças Aliadas para salvar o mundo do fascismo não foram corretos? Quando as forças anglo-americanas libertaram a Índia, pagaram um preço altíssimo. Não deveriam os indianos ser gratos?"
Ao ler isso, a mídia indiana enfureceu-se; em termos de guerra de palavras, eles nunca temeram ninguém. Assim, começaram a listar fatos históricos compilados por historiadores indianos, denunciando a opressão britânica sobre o povo indiano. Isso, por sua vez, desagradou a mídia britânica. O que chamam de opressão, nós chamamos de paz e libertação; construímos cidades e ferrovias, e vocês ainda não estão satisfeitos? Quem construiu Mumbai, a chamada "pequena Nova York"? Fomos nós, os britânicos.
Essa história tornou-se uma disputa sem fim, sem um ponto de origem claro, mas a mídia se divertia com a discussão. Ainda bem que a internet global não era tão desenvolvida naquela época; caso contrário, os internautas indianos teriam mostrado a esses veículos ocidentais o seu verdadeiro poder de fogo.
As discussões à parte, nada disso afetou o desempenho de *O Resgate do Soldado Ryan* no mercado global. Logo após a segunda semana na América do Norte, o filme já havia arrecadado 173 milhões de dólares mundialmente, um resultado bastante expressivo. Gilbert estava satisfeito. Se sua memória não falhava, a performance inicial desta versão de *O Resgate do Soldado Ryan* já superava a da versão de Spielberg. Se não houvesse imprevistos, o filme dificilmente deixaria de alcançar a marca dos 500 milhões de dólares globalmente.
Talvez não superasse *A Rocha*, mas para um filme com classificação R, era um resultado excelente, podendo até competir pelo topo da lista de bilheteria de filmes para adultos.
A equipe de *O Resgate do Soldado Ryan* encerrou a turnê promocional em Tóquio e Osaka e planejava retornar à América do Norte. No entanto, foi nesse momento que Gilbert recebeu um convite.
— Senhor, o deputado Hiromu Komaki insiste que o senhor compareça ao encontro, por favor — disse o homem de meia-idade à sua frente, fazendo uma reverência de noventa graus e entregando o convite a Gilbert.
Gilbert pegou o papel com curiosidade e perguntou:
— Hiromu Komaki é um deputado?
— Sim — respondeu o homem respeitosamente. — O senhor deputado já preparou uma excelente refeição em sua residência e aguarda a sua ilustre presença.
Sem entender o que aquele deputado pretendia, mas considerando que se tratava de uma figura influente no Japão, Gilbert decidiu conceder-lhe o benefício da dúvida e aceitou.
Naquela noite, Gilbert entrou no carro enviado para buscá-lo e seguiu para a residência de Hiromu Komaki. Era um pátio tipicamente japonês: estreito, delicado, com flores e plantas, e um pequeno lago no centro onde nadavam alguns peixes ornamentais. Ao atravessar a ponte de madeira sobre o lago, chegou à casa. Gilbert pôde ver uma gueixa tocando um instrumento que ele não conhecia; a melodia lhe era estranha e, de certa forma, desconfortável. Aquela música tradicional não lhe soava bem, muito inferior às obras dos grandes compositores japoneses que ele conhecia.
Ao entrar na sala principal, Gilbert viu um homem de pouco mais de cinquenta anos, de estatura baixa e cabelos grisalhos, liderando sua esposa e filhas, todas vestidas com trajes tradicionais japoneses. Ao ver Gilbert entrar, o homem aproximou-se a passos curtos e apertou a mão de Gilbert com entusiasmo, o que o deixou um pouco desconfortável.
— O senhor deve ser o diretor Gilbert Landerini, não é? Já ouvi falar muito de você. Sou Hiromu Komaki. Toda a minha família é fã do seu trabalho e esperávamos ansiosamente pela sua vinda ao Japão.
Gilbert sentiu-se um pouco deslocado com tanto entusiasmo e, de forma discreta, soltou a mão de Komaki.
— Não sei o motivo do convite, senhor Komaki. Há algo específico que deseja tratar?
— Nada de grave. Apenas queria conhecê-lo. O jantar já está servido, vamos conversar enquanto comemos — respondeu Komaki, batendo palmas e ordenando à sua esposa: — Kyoko, leve o convidado à sala de jantar.
Kyoko parecia jovem, com uma altura incomum para uma mulher japonesa, aparentando cerca de trinta anos. Provavelmente era um casamento entre gerações, algo comum. Sua pele era alva como jade, delicada como cera, seus lábios eram tenros e delicados, e o leve erguer de suas sobrancelhas revelava um toque de vivacidade. Gilbert pensou consigo mesmo que Komaki tinha sorte, pois Kyoko era muito bela e cativante.
Calçando seus tamancos, Kyoko caminhou com passos curtos e fez um gesto de convite:
— Senhor, por favor, acompanhe-me.
Já que estava lá, Gilbert queria ver o que Komaki estava tramando, então seguiu Kyoko até a sala de jantar. Adaptando-se aos costumes locais, talvez temendo que Gilbert não se sentisse à vontade sentado no chão, Kyoko preparou gentilmente um pequeno banco para ele.
Komaki sentou-se na cabeceira e Gilbert no lugar de convidado. Kyoko bateu palmas e a cozinha começou a servir os pratos. Eram iguarias tradicionais: sashimi, sushi, águas-vivas temperadas, sukiyaki e outros. Kyoko também organizou um fogareiro e uma chapa na varanda da sala, onde um chef preparava carne de Wagyu de Kobe e outros grelhados.
— Yae, Yuri, venham fazer companhia ao nosso convidado.
Antes de o jantar começar, Komaki chamou suas duas filhas para servir à mesa, posicionando-as uma de cada lado de Gilbert. Observando as duas garotas, que pareciam ter no máximo a idade de estudantes do ensino médio, Gilbert franziu a testa internamente. O que Komaki estava planejando?
No entanto, Komaki não revelou seu objetivo. Eles apenas beberam saquê, comeram e conversaram sobre assuntos triviais. Komaki, que havia estudado nos Estados Unidos, conhecia bem os costumes de ambos os países e era um conversador habilidoso, fazendo com que a conversa fluísse de forma agradável. Ainda assim, Gilbert manteve-se cauteloso; ele precisava estar atento às intenções daquele político astuto. Aquele homem não era simples.
Kyoko era a responsável por servir os pratos. Por algum motivo, talvez pelo quimono que usava, Gilbert notava constantemente o decote profundo da vestimenta.
Até que o jantar terminou e, enquanto estavam na sala de chá, Komaki finalmente disse algo crucial:
— Vamos tirar uma foto de lembrança? Quero pendurá-la no meu escritório ou na sala de estar.
Gilbert não viu motivos para recusar e aceitou. O estranho foi o arranjo para a foto: a esposa de Komaki não ficou ao lado do marido, mas sim ao lado de Gilbert, enquanto as filhas, Yae e Yuri, posicionaram-se uma à esquerda e outra à frente de Gilbert. Com tal disposição, parecia que Komaki era o estranho na cena.
Após a foto, Komaki sugeriu:
— Sinta-se em casa. Já está tarde, por que não dorme no quarto de hóspedes?
Gilbert ainda ficou em alerta, mas pensou que, sendo ele um americano e um diretor famoso, Komaki não se atreveria a lhe causar algum mal, então aceitou. Antes de dormir, Gilbert precisou tomar um banho. Foi então que Kyoko tirou o quimono, trocou-o por um roupão e entrou para servi-lo no banho.
— Ah? Por que você entrou? — Gilbert cobriu-se rapidamente, mas, devido ao tamanho, a exposição foi inevitável.
Kyoko, corando, fez uma reverência de noventa graus:
— Vim servir o senhor no banho.
— Isso... não é apropriado, não é? Eu posso me lavar sozinho — disse Gilbert.
No entanto, sem dar ouvidos, Kyoko tirou o roupão, revelando seu corpo maduro, pegou a esponja e começou a ensaboar Gilbert. Ele, que nunca havia vivenciado tal situação, ficou momentaneamente paralisado. Não que ele nunca tivesse tomado banho acompanhado — afinal, em casa, muitas vezes tomava banho com Naomi Watts e outras pessoas, aproveitando para "estudar" — mas ser servido pela esposa de outra pessoa, especialmente alguém que conhecera naquele mesmo dia e que tomou a iniciativa, era algo estimulante demais.
Bem, já que estava feito, que fosse até o fim. Komaki provavelmente não usaria isso para chantageá-lo; no Japão, isso deveria ser uma espécie de regra tácita e secreta. Nos Estados Unidos, seria ainda mais simples; uma mulher japonesa, aos olhos de um americano, não era muito diferente de uma serva doméstica. Talvez até houvesse americanos curiosos para saber se as mulheres japonesas eram tão submissas quanto diziam.
Kyoko franziu a testa ao sentir o forte impacto, algo que ela nunca havia experimentado. Embora sentisse vergonha, achou que o vigor de Gilbert era muito superior ao de Komaki. Após o ato, Kyoko terminou de servi-lo no banho e o conduziu ao quarto de hóspedes.
Quando ela saiu, Gilbert abriu a porta do quarto, onde havia o tradicional tatame. Para sua surpresa, as duas filhas de Komaki estavam à espera. Ao vê-lo entrar, Yae e Yuri fizeram uma reverência:
— Senhor, viemos servir para que tenha um sono tranquilo.
— Er... com vocês aqui, como vou conseguir dormir? — Gilbert fez um gesto com a mão. — Não preciso de seus serviços, podem ir.
As duas irmãs se entreolharam, confusas, sem entender o motivo. Será que não eram do agrado dele? Percebendo a preocupação das jovens, Gilbert disse:
— Não é culpa de vocês. Falarei com seu pai, ele não as culpará.
As duas jovens, ao ouvirem isso, fizeram uma reverência e retiraram-se lentamente do quarto. Gilbert finalmente pôde respirar aliviado. Agora, será que finalmente conseguiria dormir?