Capítulo Cento e Doze: As Ações da CAA e da Disney
Embora “Mentiras Verdadeiras” e “O Máskara” tenham sido realmente excelentes, o vencedor da temporada de verão deste ano estava destinado a ser aquele homem chamado Forrest Gump.
Desde sua estreia em seis de julho, “Forrest Gump” não parou de bater recordes de bilheteria. O filme era realmente muito bom, recebendo elogios unânimes de críticos e do público. Depois de conquistar o Oscar de Melhor Ator este ano e com o enorme sucesso de “Forrest Gump” na América do Norte, Tom Hanks rapidamente ascendeu ao topo entre as estrelas de Hollywood.
Seu agente, Eno Martin, ganhou tanta notoriedade graças ao sucesso de Tom Hanks que até mesmo seu tom de voz se tornou mais imponente. Sheena Boone e Gilbert Jr. comentaram que Eno Martin estava se aliando a Pat Kinliss, planejando tirar Martin Bobb do comando. Os dois tinham em mãos Tom Hanks e Tom Cruise, formando assim uma aliança extremamente poderosa.
No entanto, Martin Bobb ainda mantinha uma boa posição. Apesar de ter perdido pontos ao lidar com a situação de Gilbert Jr., ainda contava com astros de ação como Mel Gibson, Stallone, além do mais cavalheiro e elegante dos veteranos de Hollywood, Sean Connery.
Aliás, este ano a Warner lançou “O Jogo da Fortuna”, estrelado por Mel Gibson, também um dos projetos organizados pelo pacote da CAA. O filme estava indo bem e, até o final de julho, já havia arrecadado mais de noventa milhões de dólares na América do Norte, sugerindo que ultrapassaria facilmente os cem milhões.
Porém, tanto “Gigantes de Aço” quanto “Mentiras Verdadeiras” – projetos que não fizeram parte da operação de pacote de serviços – tiveram um desempenho ainda melhor, o que deixou a CAA numa situação um tanto constrangedora.
Na verdade, o serviço de pacote não era exclusividade da CAA; outras agências também o ofereciam, incluindo a empresa de Sheena Boone, agente de Gilbert Jr. Simplesmente, como a CAA tinha mais clientes, sua implementação foi mais fluida e lucrativa. Por isso, a CAA passou a ser vista pelos estúdios de Hollywood como um verdadeiro “vampiro”, mas, como o serviço de pacote trazia bons retornos, as exigências cada vez mais ousadas da CAA ainda eram toleradas.
Agora, porém, primeiro James Cameron, depois o jovem Gilbert Landrini, começaram a desmontar o mito do serviço de pacote. Se continuasse assim, o serviço só teria espaço no circuito independente.
Martin Bobb, como presidente da CAA, não estava disposto a ver o negócio mais importante da empresa ser descartado sem lutar. Para isso, ele preparou dois grandes trunfos: um era o novo filme de Mel Gibson, “Coração Valente”, que o próprio Gibson dirigiria e pretendia lançar ao Oscar; o outro era Michael Bay, um diretor de rosto comprido vindo do mundo da publicidade.
O novo projeto da Sony Columbia Pictures, “Os Bad Boys”, sob o pacote da CAA, foi entregue por Martin Bobb a esse diretor recém-chegado de comerciais.
Em seu escritório, Martin Bobb recebeu o diretor de rosto comprido. “Michael, dê uma olhada nisso”, disse ele, entregando uma revista a Michael Bay.
Sem entender o propósito, Michael Bay olhou intrigado para Martin Bobb.
Martin Bobb apontou para a figura na capa e disse: “O que você deve fazer é se tornar o próximo Gilbert.”
Michael Bay olhou para o rosto excessivamente jovem de Gilbert na capa e, cheio de arrogância, respondeu: “Não, eu quero superá-lo…”
“Hahaha, ótimo”, Martin Bobb aplaudiu, incentivando o diretor. Não importava se Michael Bay conseguiria superar Gilbert; o importante era que ele já tinha a ambição e o espírito necessários para entrar em Hollywood.
Gilbert, por sua vez, não fazia ideia de que um diretor de rosto comprido já havia decidido superá-lo.
Enquanto “Gigantes de Aço” ainda estava em cartaz, Gilbert rapidamente entregou um novo roteiro à Warner e à Touchstone Pictures, provisoriamente intitulado “A Ilha do Diabo”.
Na Warner, Jeff Robinov rapidamente levou o roteiro para discussão entre os executivos. Mas do lado da Disney, houve alguma turbulência.
Após passar pela aprovação inicial, o roteiro chegou às mãos dos altos executivos. No escritório de Michael Eisner, ele leu o resumo da história com o cenho franzido, um tanto insatisfeito.
“Bob, você conversou com o Gilbert? Falou a ele sobre a missão da Disney?”, perguntou Eisner.
Robert Iger assentiu e respondeu: “Claro, mas ele disse que só faz os filmes que deseja, e não servirá a qualquer missão.”
Acontece que Iger já havia procurado Gilbert para sugerir que produzisse mais filmes no estilo de “Gigantes de Aço”, mais adequados ao espírito da Disney. Havia, entretanto, uma razão mais profunda: diante do bom desempenho de “Gigantes de Aço”, Eisner queria que a sede da Disney passasse a deter os direitos de produção e distribuição dos futuros filmes de Gilbert.
Isso, obviamente, enfraqueceria o poder de Iger, mas ordens do presidente são ordens. Iger até tentou convencer Eisner de que Gilbert não aceitaria ser manipulado pela Disney, mas Eisner não concordava, acreditando que Gilbert deveria perceber as vantagens de trabalhar com a empresa.
No fim, quando Iger foi conversar, acabou levando um “não” na cara; Gilbert não demonstrou qualquer intenção de seguir os desejos da Disney.
Hollywood não é só a Disney, mas só existe um Gilbert em Hollywood. Agora, Gilbert era capaz de enfrentar calmamente as oscilações da indústria.
A divisão de filmes live-action da Disney acabara de melhorar graças a Gilbert; perdê-lo nesse momento seria um golpe duro.
Depois de ouvir o que Iger tinha a dizer, Eisner se voltou para outro homem: “Nesseth, o que você acha?”
Michael Nesseth Ovitz, que havia deixado a CAA no ano anterior e passado um tempo descansando em casa, fora convidado por Eisner em julho para se tornar o novo CEO da Disney.
“Dean”, disse Ovitz, “acho que não podemos mimar Gilbert; ele precisa saber a quem ele deve sua posição atual.”
Ovitz tinha duas razões para dizer isso. Primeiro, uma questão pessoal: foi Gilbert quem causou sua queda no ano anterior e, portanto, desejava vingança. Mas em Hollywood, rancores pessoais nada significam diante dos interesses. Se o lucro for grande o suficiente, Ovitz seria capaz até de dançar sapateado para o assassino de seu pai.
A segunda razão era a própria intenção de Eisner. O conselho da Disney já estava insatisfeito com o autoritarismo de Eisner, que, para acalmá-los, teve de renunciar ao cargo de CEO. Mas entregar o posto para qualquer um não o agradava, então pensou em convidar o amigo de infância, Ovitz, para ocupar o cargo, na esperança de que, depois dos acontecimentos do ano anterior, ele exerceria a função de marionete, mantendo a empresa sob seu controle.
Para Ovitz, ser CEO de uma gigante era bem mais glorioso do que retornar à CAA. Mas, para assumir o cargo, precisava agradar o amigo Eisner, dizendo exatamente o que ele queria ouvir.
No entanto, assim que Ovitz terminou de falar, Iger imediatamente se opôs: “Presidente, discordo. Gilbert não é um diretor sem raízes. Seu filme mais recente, ‘Gigantes de Aço’, já arrecadou 182 milhões de dólares na América do Norte, com um total mundial de 425 milhões. Os direitos de vídeo e televisão na América do Norte foram vendidos respectivamente por oito e sete milhões de dólares para sete e cinco anos, e os produtos licenciados continuam gerando lucros. Um diretor com tamanho valor comercial é disputado por todos os estúdios de Hollywood. Se entrarmos em conflito com ele, a Warner vai agradecer, pois Gilbert passará a ser deles completamente.”
Iger expôs claramente as implicações, obrigando Eisner a tratar o assunto com cautela. Eisner sabia, no fundo, que Gilbert já não era um novato, mas sim um dos principais diretores comerciais da indústria.
Um diretor desse calibre seria valorizado em qualquer estúdio, e a Disney querer controlá-lo era claramente inadequado. Embora insatisfeito, Eisner não era tolo e sabia que não poderia mais manipular Gilbert como antes.
Então, Eisner apenas acenou displicentemente: “Fica assim, Bob. ‘A Ilha do Diabo’ permanece sob sua responsabilidade, e continuaremos investindo.”
Iger ficou satisfeito e imediatamente garantiu que faria um bom trabalho. Enquanto o projeto continuasse nas mãos da Touchstone, seu cargo estava seguro. Fica claro que ele também tinha seus próprios interesses, além dos da Disney.
Assim que Iger saiu, Ovitz sugeriu: “Dean, Bob está sobrecarregado com outros projetos da Touchstone e mais esse. Por que não deixá-lo comigo?”
Eisner entendeu na hora o que o amigo queria: se Ovitz assumisse “A Ilha do Diabo” e tivesse sucesso, isso contaria como um mérito extra ao se tornar CEO. Mas, como queria um marionete, não alguém para dividir seu poder, recusou na hora: “Não convém, Nesseth, este pequeno projeto pode ficar com Bob, você não precisa se envolver.”
Pequeno? Ovitz olhou para o orçamento de setenta milhões de dólares marcado por Gilbert e não achou pequeno, não.
As discussões internas da Disney sobre si mesmo eram desconhecidas para Gilbert, e Iger jamais lhe contaria. Após a reunião, Iger apenas avisou que as negociações do contrato de direção poderiam começar.
Em Hollywood, o início de um grande projeto nunca é segredo, ainda mais tratando-se de um novo trabalho de um diretor de destaque como Gilbert.
Muitos no meio se admiravam da energia criativa de Gilbert. Não é à toa que, sendo jovem, ele já planejava um novo filme mesmo com “Gigantes de Aço” ainda em cartaz. Um filme por ano, ritmo mais acelerado até do que o do veloz Steven Spielberg.
Talvez isso fosse próprio da juventude; se fosse mais velho, provavelmente diminuiria o ritmo.
Os atores, por sua vez, estavam atentos à possibilidade de participar do novo filme de Gilbert. Bruce Willis, Ryan Gosling e Naomi Watts eram nomes certos. Antes deles, Keanu Reeves, Sandra Bullock, Cameron Diaz, Matt Damon e até Gwyneth Paltrow só alcançaram fama após atuarem nos filmes de Gilbert.
Até Charlize Theron, que interpretou um papel menor, viu sua carreira decolar, e seu nome passou a aparecer nos créditos. Por isso, não só os atores iniciantes em apartamentos do Norte de Hollywood, mas também estrelas consolidadas, demonstravam grande interesse em trabalhar com Gilbert.
Tanto que, assim que o novo projeto veio à tona, “Entrevista com o Vampiro”, que seria lançado em agosto, já enviou a Gilbert um convite para a estreia, feito por Tom Cruise.
Pat Kinliss, que mantinha boas relações com Sheena Boone antes de sua saída da CAA, soube por ela de um papel adequado para Tom Cruise.
Assim, Tom Cruise, normalmente reservado, fez questão de demonstrar boa vontade a Gilbert. Para ele, sendo o grande Tom Cruise, o papel seria certamente seu.
Mal sabia ele que o personagem de seu interesse já tinha sido prometido ao festeiro Nicolas Cage.
Ao saber disso por Sheena Boone, Gilbert logo entendeu as intenções de Tom Cruise, mas mesmo assim aceitou o convite e compareceu à estreia de “Entrevista com o Vampiro”.
Esse filme quase enfrentou seu “Gigantes de Aço” nas bilheteiras; ele sabia que, em outra vida, o filme era bastante famoso, mas nunca o tinha assistido.
Por isso, estava curioso para ver o resultado e conferir do que se tratava o longa.
(Fim do capítulo)