Capítulo 150: A Importante Tarefa de Preparação Preliminar
Depois de confiar a Sophia a tarefa de reformar o local de filmagem, Gilberto voltou a voar especialmente para a Alemanha e para a Europa Oriental para ver se ainda havia algum tanque Tiger por lá.
Mas, infelizmente, os poucos exemplares restantes desse modelo já tinham virado peça de museu e não podiam ser emprestados à equipe.
Sem os Tigers, Gilberto recorreu ao plano alternativo: providenciou cinco tanques T‑34 antigos e a própria equipe os adaptou.
Quanto aos outros blindados americanos, como os Shermans, nos Estados Unidos ainda havia muitos disponíveis; com reparos simples, já serviam para as filmagens.
E não foi só isso. Como praticamente todos os lanchas de desembarque da Segunda Guerra já estavam sucateados, a equipe teve de contratar um estaleiro local na Inglaterra para construir mais de dez dessas embarcações para o filme.
Claro, o longa tinha alguns planos fechados de navios em alto-mar, e essa parte precisou ficar sob os cuidados da Industrial Light & Magic.
Ainda assim, o uso de efeitos foi mínimo. Gilberto defendia uma sensação de guerra tão concreta quanto possível e preferia concluir a maior parte do filme com filmagens reais.
Por isso, quase não havia cenas no estúdio: praticamente tudo foi gravado em locações externas.
Para alcançar esse realismo, a equipe se empenhou enormemente.
Atendendo a Gilberto, a diretora de arte Serena Hefi e a figurinista da produção refizeram e produziram três mil uniformes de diferentes forças — americanos, alemães e outros.
Serena descobriu que, ainda existia a empresa que fabricava botas militares do período, então negociou com ela e encomendou duas mil botas especiais.
Depois, botas e uniformes passaram por um tratamento especial para parecerem marcados por incontáveis batalhas.
Como o filme tinha muitas cenas de tiro e explosões, seria necessário o uso de explosivos militares de alto desempenho, e a segurança do elenco tornou-se prioridade absoluta.
Na preparação da praia, Gilberto, junto com o pirotécnico Tony Ridley e o coordenador de ação Luca Farias, definiu exatamente onde os explosivos seriam posicionados e as rotas de deslocamento dos atores.
Nesse processo aconteceu algo curioso.
Quando Tom Hanks soube que Gilberto pretendia usar dublês, protestou de imediato.
“Treinamos com o capitão Carter durante um mês inteiro para poder servir nas cenas. Se usarmos dublês, todo esse preparo perde o sentido.”
Gilberto respondeu: “A maior parte das cenas será feita por vocês mesmos. Só as cenas de risco extremo usariam dublês.”
“Mas também é arriscado. O perigo precisa ser vivido pelo próprio personagem. Se o substituto o faz, como vou sentir a crueldade da guerra?
No fim, o público vai ao cinema para ver a mim, não um dublê. Se um dublê pode me substituir, por que não o colocar no papel principal?”
A argumentação de Tom era perfeita, porém o uso de dublês era exigência da seguradora terceirizada; ela não queria ver nenhum ator se machucar, muito menos Tom Hanks.
Mesmo assim, ele insistiu com tanta franqueza que acabou convencendo Gilberto, que lhe autorizou a atuar pessoalmente, sem substitutos.
Como o astro principal de cinema, Tom Hanks foi de fato para o campo.
Os outros protagonistas, seja por vaidade, seja por outros motivos, também preferiram não recorrer a dublês e declararam que fariam as cenas eles mesmos.
Isso elevou o nível de exigência das medidas de segurança: com tantos atores principais assumindo cenas perigosas, um acidente seria algo gravíssimo.
Não que a segurança dos dublês fosse menos importante — só que, perante os rostos principais, tudo ganhava outro peso.
Para dar um exemplo, a produção preparou seis dublês para Tom Hanks, mas esses só poderiam assumir cenas de ação complexa ou de risco extremo.
Nas demais cenas, eles não tinham como substituí-lo.
A irreplaceabilidade de Tom estava nesse ponto: seu magnetismo, sua expressão facial, sua interpretação e seu carisma não são qualquer coisa que qualquer ator possa replicar, muito menos um dublê sem projeção conhecida.
Isso, na vida anterior, era bem diferente. Ali havia dublês não só para ação, mas também para drama.
Quando Gilberto era novato no meio audiovisual, ouvir falar em dublê de cena dramática o deixou de boca aberta.
Talvez exatamente por isso: fora do rosto e da fama, os “irmãos” da vida passada não traziam outro valor impossível de substituir — e a substituição era rápida.
Ironicamente, por melhor que fosse a troca, o novo sempre era quase igual ao anterior.
Os atores com talento de verdade e com presença insubstituível acabavam soterrados.
Ainda assim, mesmo nesse ambiente distorcido e quase absurdo, havia, como em qualquer indústria, uma parcela de criadores que insistia no conteúdo. E isso é uma sorte para o cinema e a televisão de língua chinesa.
Pode-se dizer que esses criadores preservam uma centelha, para que um dia se possa corrigir essa desordem.
Claro que isso não dizia respeito a Gilberto. Ele era, nesse momento, um diretor de Hollywood, branco de nascença, um estrangeiro.
Além disso, mesmo décadas depois, Hollywood não parecia especialmente dominante.
Gilberto pensou, então, que talvez um dia abrisse uma conta no Weibo e se tornasse um amigo simpático do povo chinês.
Depois, no Weibo, apareceria como colunista e crítico, ralhando os novos astros de vitrine do entretenimento, como uma espécie de comissão de ética do meio.
Mas, com a diferença de posição e status, talvez nem tivesse mais interesse nisso no futuro.
A preparação do filme seguia. Na parte de adereços, o esforço foi gigantesco: tanques, blindados, veículos de transporte de tropas... quando não encontravam, adaptavam por conta própria.
Desde a aprovação do projeto, a equipe de props reunia e fabricava armas da Segunda Guerra, entre elas o fuzil M1 Garand, a metralhadora Thompson e os cilindros de explosão.
Utensílios como cantis, bolsas de munição e granadas, além de outros acessórios menores, foram produzidos em dezenas de milhares para uso da equipe.
Não parou por aí. Como o filme também retratava exércitos de outros países, eles reuniram armamentos diversos, como a metralhadora MG‑42 e o fuzil Mauser 98.
Em produções desse gênero, a pré-produção é decisiva e não admite descuido.
A maior surpresa para Gilberto foi a descoberta de três motocicletas de lagarta Sdkfz 2.
Ela media 3,00 m de comprimento, 1,00 m de largura, 1,20 m de altura e pesava 1,28 tonelada.
Com esse tamanho, e por cálculo, cabia no avião de transporte trimotor da Luftwaffe da época, o Ju‑52. O condutor ficava na parte dianteira, e na carroceria traseira, em formato de casco, duas pessoas podiam sentar voltadas para trás.
O modelo levava um motor Olympia de quatro cilindros, a gasolina e com arrefecimento líquido. Em terreno plano alcançava até 80 km por hora, mas, por limitação do tanque, a autonomia máxima era de 260 km.
Ainda assim, era uma excelente plataforma para transporte de infantaria, adaptável a vários tipos de terreno. O defeito era o preço alto e o custo de manutenção elevado, o que manteve a produção baixa.
Por isso foi difícil para a equipe conseguir essas três motos. Quando foram encontradas, estavam há tempos cobertas de pó num depósito.
O dono disse que tinham sido deixadas por seu avô e que pensava em vendê-las como sucata.
A equipe de props viu que ainda davam para recuperar e comprou as três imediatamente.
Tom Hanks, que adorava colecionar objetos desse tipo — veículos e motos militares antigos —, pediu que, após as filmagens, aquelas motos fossem vendidas para ele com prioridade.
Gilberto abriu um sorriso e respondeu de imediato:
“Nem se fala em venda; não precisa pagar nada, a equipe lhe dá de presente.”
E Tom Hanks ficou radiante.
Desde o início, Gilberto já sabia que o filme tinha uma escala muito grande.
Ao contrário de uma produção classificada como PG-13, como *O Destino da Ilha Imbatível*, este seria no mínimo para R.
No passado, Spielberg já dissera que, mesmo que fosse classificado como NG‑17, não aceitaria cortes.
Para Gilberto, esse não era um problema: com três grandes estúdios por trás do projeto, uma classificação R não seria obstáculo.
Claro que um filme R costuma reduzir um pouco o desempenho de bilheteria.
Mas para ele, bastava que essa obra alcançasse o esplendor da vida anterior para justificar tudo.
Considerando que não haveria disputa direta entre *Shakespeare Apaixonado* e este filme, e sem a máquina de relações públicas de Harvey Weinstein para mexer os bastidores, não seria difícil deixar marca no Oscar.
Durante a preparação de *O Resgate do Soldado Ryan*, *A Ousadia da Ilha Perigosa* ainda dava seus últimos dias nas salas da América do Norte, onde alcançou 223 milhões de dólares e já havia quebrado o recorde pessoal de bilheteria norte-americana de Gilberto como diretor.
No período de verão, os novos lançamentos — *Batman: O Enigma da Invencibilidade*, *Apollo 13*, *Encontro no Vento* e outros — dificilmente superariam *A Ousadia da Ilha Perilosa*.
O título com maior chance de destaque era *Toy Story*, lançado em outubro, embora os animações no mercado norte-americano raramente ultrapassem 200 milhões de dólares em bilheteria.
Um sucesso como *O Rei Leão* entre animações é exceção dentro da exceção.
Como o ponto forte de filmes de animação quase sempre está no mercado de produtos derivados, o título de campeão anual de bilheteria norte-americana parecia praticamente garantido para *A Ousadia da Ilha Perigosa*.
Some-se a isso o desempenho no exterior, e o acumulado mundial chegou a 571 milhões de dólares.
Mesmo no fim do ciclo de exibição, sem expectativa de superar a casa dos 600 milhões, o resultado já bastava para satisfazer todos.
Assim, Gilberto tinha grande chance de conquistar seu primeiro campeão de bilheteria nos Estados Unidos e no mundo inteiro. Encontrar um concorrente real ali na frente seria difícil.
É uma pena dizer, mas em cinco anos de carreira e cinco filmes realizados, Gilberto ainda não havia ganho um primeiro lugar anual de bilheteria.
Só ao liderar as tabelas de um ano inteiro ele poderia ser citado no mesmo nível dos grandes diretores de Hollywood.
A equipe de *O Resgate do Soldado Ryan* fez em Los Angeles uma cerimônia de início de gravações simples. Os membros da equipe foram até ele para parabenizá-lo com antecedência, desejando-lhe aquele primeiro topo de bilheteria.
Gilberto, porém, manteve uma calma rara. Para ele, qualquer feito já pertencia ao passado; seu foco sempre era no que estava fazendo e no que ainda iria fazer.
Ficar parado contemplando antigos méritos em um livro de glórias só conduz à estagnação, e ele não queria isso.
Feliz Dia dos Namorados: quem tem amor, que tenha um dia leve e feliz; quem ainda não tem, que encontre logo o seu par. Força.
Fim do capítulo.