Capítulo 8

Transmigração de Ervas e Flores Ling Wei que gosta de feijões vermelhos do mar 2397 palavras 2026-07-29 18:01:56

Embora não fosse a primeira vez que ia à feira, para o grande boi Gorducho era a primeira vez vendendo aquelas mercadorias. Olhando para a rua lotada e quase impossível de atravessar, ele só podia lançar um olhar de pedido de ajuda para a filha.

No entanto, Erva do Boi não percebeu o pedido de ajuda do pai; ao contrário, olhava ao redor com grande interesse.

A feira tinha uma variedade enorme de produtos, a maioria alimentos — aves voando, animais correndo, tudo o que se podia imaginar. Até havia numa barraca de tecido grosseiro algumas patas de pato selvagem amarradas, com asas também presas, deitadas ali, parecendo desanimadas, e que, quando alguém as pegava, soltavam alguns grasnidos para mostrar que ainda estavam vivas.

A menina, aproveitando-se de sua estatura pequena, chegou perto para ouvir algumas conversas, depois fez uma careta e se afastou.

Não é de se estranhar que tantos olhavam para aqueles patos, mas ninguém comprava; o preço era simplesmente alto demais.

Cem moedas de cobre por cada pato selvagem.

O rapaz de pele escura e expressão simples sorria de forma ingênua — quem diria que era um comerciante astuto.

Com os preços atuais, uma moeda poderia comprar dois ovos, o que significava que um pato custava o equivalente a quatrocentos ovos — um preço absurdamente alto.

Erva do Boi puxou o pai para dar uma volta pela feira e descobriu todos os preços com clareza.

Coelhos selvagens e galinhas do mato não eram coisas raras, afinal viviam em uma região montanhosa com muitos caçadores que frequentemente traziam grandes quantidades de caça para vender.

A galinha do mato custava cerca de trinta moedas, e o coelho selvagem um pouco mais caro, aproximadamente oitenta moedas.

Após saber os preços, Erva do Boi não ficou mais tempo ali e levou o pai para outra direção.

A feira era apenas uma pequena parte da cidade; em outra rua movimentada havia casas de chá, lojas e outros estabelecimentos, onde moravam as famílias ricas da cidade, inclusive o governo local.

Gorducho foi levado até lá, e ao olhar para os altos muros e grandes residências, cercado por pessoas bem vestidas, ele e a filha pareciam sujos e descuidados, com a cabeça quase enterrada no chão, parecendo envergonhados e tímidos.

— Pai, levante a cabeça, vamos dar uma olhada na casa de chá — disse Erva do Boi.

Vendo a postura do pai, ela suspirou profundamente por dentro, mas sabia que ele não tinha escolha.

Em sua vida passada, ela tinha visto cidades muito mais movimentadas e multidões incontáveis; comparado àquelas viagens, aquele lugar era apenas um pequeno vilarejo.

Mas Gorducho era diferente; ele passou a vida toda enclausurado na pobre vila montanhosa, conhecia poucas pessoas e era seriamente tímido.

Forçando-se a erguer a cabeça, Gorducho logo baixou novamente ao perceber os olhares ao redor, como se tivesse sido picado por algum inseto.

— Erva do Boi, eu, eu, eu...

Sua voz sumiu na garganta, e se não fosse a filha perto, ninguém entenderia o que estava dizendo.

— Pai, segure minha mão — Erva do Boi suspirou novamente e o conduziu até a porta de uma casa de chá.

Em letras douradas e tradicionais, lia-se: “Casa de Chá Jufu”.

Era de manhã, e não havia clientes; apenas um atendente sorridente na porta tentando atrair fregueses.

Mas ao ver Erva do Boi e o pai, sua expressão mudou instantaneamente, embora mantivesse um sorriso forçado por causa das pessoas ao redor.

— Saiam daqui, seus mendigos, vão embora! Aqui não é casa de caridade, não temos nada para vocês — disse o atendente, aproximando-se rapidamente e cobrindo o nariz, repreendendo-os em voz baixa.

Mendigos?

Erva do Boi olhou para suas roupas — embora fossem simples, de tecido grosseiro, pequenas e remendadas, estavam limpas e bem lavadas; até o cabelo estava limpo, sem oleosidade.

E o mesmo valia para seu pai.

Como poderiam ter sido confundidos com mendigos?

O atendente era um mesquinho que julgava as pessoas pela aparência!

— Viemos vender coisas, não somos mendigos — disse Erva do Boi com tom amável.

Ela estava ali para vender, e não queria criar confusão.

Ao perceber que os dois não queriam ir embora e ainda tentavam entrar na casa de chá, o sorriso do atendente desapareceu, dando lugar à impaciência.

— Vender coisas? Quem vocês querem enganar? Com essa aparência de pobres, desapareçam daqui.

Ao ouvir isso, a raiva de Erva do Boi explodiu. Ela puxou o pai e entrou na casa de chá. O atendente tentou impedir, mas ela o empurrou com suavidade, afastando-o.

— Quero ver se essa casa de chá é feita de ouro! Viemos vender com educação e vocês não nos atendem, ainda nos chamam de mendigos! Dono, você está aí? Venha responder! — Erva do Boi gritava enquanto entrava.

Gorducho tentou puxar a filha para trás, mas não conseguiu; ela segurou firme e o levou para dentro.

Dentro da casa de chá não havia clientes, apenas alguns funcionários limpando, que logo foram chamar o dono.

O dono, que estava fazendo inventário, ouviu a confusão e correu para atender.

— Senhor, em que posso ajudar? — perguntou o dono, um homem rechonchudo e simpático, com sorriso no rosto.

— Você é o dono desta casa de chá? — perguntou Erva do Boi.

— Sim, sou Wu, o dono desta casa. O que houve? — respondeu ele, olhando também para o atendente.

O atendente, que antes tinha impedido Erva do Boi, agora estava atônito. Ao olhar para o dono, abriu a boca para falar.

— Vocês estão abusando dos clientes! Viemos vender mercadorias, mas este atendente nos chamou de mendigos sem nem perguntar e ainda nos empurrou! As pessoas que passavam viram tudo — Erva do Boi antecipou-se a falar.

Na porta, já havia uma multidão curiosa observando a cena.

Ao ouvir as palavras dela, todos assentiram seriamente.

Um jovem vestido de branco, abanando um leque dobrável, falou:

— Essa moça está certa. Senhor dono, seu atendente tem olhos preconceituosos.

— Apesar das roupas simples, pai e filha estão limpos e arrumados, não parecem mendigos.

— Concordo.

— Com certeza.

— Xiao An, é isso mesmo?

O dono confiava na palavra do sobrinho, mas ainda olhava para ele esperançoso.

— Eu... eu... tio, eu errei, snif snif... — Xiao An, envergonhado diante de tanta gente, cobriu o rosto e saiu correndo.

— Peço desculpas, senhorita, senhor. Foi Xiao An que agiu mal, mal-entendido. Eu me desculpo em nome dele — disse o dono, cuja expressão passou do branco para quase negro, mas ainda manteve um sorriso forçado e pediu desculpas a Erva do Boi e Gorducho.

Erva do Boi pensou: então esse atendente era parente do dono, não é à toa que ele era tão arrogante. Mas, de qualquer forma, ela precisava vender suas mercadorias.

Fim.