Capítulo Seis
Página 1/3
— Pai, as penas dessa galinha são tão bonitas, não as jogue fora, eu posso usar. — Vendo que Boi Barriga estava prestes a jogar as penas fora, Boi Flor da Grama rapidamente o impediu.
As penas de galinha têm muitos usos, especialmente essas tão belas, que são valiosas até para colecionar.
Mas, por enquanto, Boi Flor da Grama só queria usá-las para fazer um peteca.
As crianças daqui quase não têm entretenimento; Boi Pequeno não tem amigos para brincar, e geralmente passa o tempo sozinho no pátio, brincando com barro, entretendo-se sozinho, o que fazia o coração de Boi Flor da Grama apertar de tristeza.
O peteca era um brinquedo que fazia sucesso em toda a escola primária e no ensino fundamental, sendo a forma de diversão mais comum entre as crianças.
Era um jogo que entretinha e ao mesmo tempo exercitava o corpo — simplesmente perfeito.
Boi Barriga concordou com a cabeça, tratou todas as penas, depois pegou água limpa, lavou-as e as colocou para secar.
Ele não disse uma palavra, mas fez todo o trabalho.
Enquanto isso, na outra ponta, todos os cogumelos na cesta de bambu também foram limpos; os cogumelos limpos pingavam água, repousando numa bacia de madeira, esperando pelo destino de serem comidos.
Xiao Verde já estava fascinada pelas penas da grande galinha, e quando viu Boi Barriga jogando-as fora, seus olhos revelaram um claro desapontamento. Ao ouvir a filha dizer que queria guardá-las, seus olhos brilharam imediatamente, e um sorriso vivo apareceu em seu rosto.
Quando terminaram seus afazeres, o sol já começava a se pôr, tingindo o céu com cores intensas, pintando as nuvens ao redor com tonalidades vibrantes, deixando a paisagem extremamente bela.
Os moradores que estavam trabalhando no campo começaram a voltar para casa aos poucos. Ao ver a fumaça branca saindo das chaminés, seus rostos naturalmente se suavizaram em sorrisos, e seus passos ficaram mais leves.
— Pai, mãe, vocês voltaram! — As crianças que brincavam no vilarejo, com o nariz escorrendo, ao verem seus parentes, pareciam passarinhos felizes, correndo para os braços da família, enquanto limpavam o nariz nos ombros.
— Hummm... Quem está cozinhando galinha? Que cheiro delicioso! — Boi Mil Montanhas tinha um olfato aguçado e, ao sentir o aroma no ar, engoliu a saliva com inveja.
Eles mal comiam carne uma ou duas vezes por ano, quase esquecendo o sabor da carne. Quem seria tão rico para cozinhar carne no almoço e galinha no jantar?
Que tortura para o paladar!
Página 2/3
— Deve ter sido sua imaginação, eu não sinto cheiro nenhum — disse a esposa de Boi Mil Montanhas, Senhora Dinheiro, esticando o pescoço para cheirar, mas não sentiu nada e revirou os olhos para o marido.
— Você deve estar delirando de fome, não é época de festa, quem iria comer carne agora!
Disse isso e levou o filho para dentro de casa.
— Pai, mãe, chegou alguém em casa, o que vamos comer à noite? — disse Senhora Dinheiro em voz alta, sem se importar com o volume, para que até a vizinha pudesse ouvir.
— Comer, comer, só sabem pensar em comida. Vocês são uns esfomeados! Por que voltaram tão cedo? Já terminaram o trabalho no campo? — resmungou a sogra, Senhora Branco, ríspida como sempre.
Ela estava constantemente ocupada, cuidando dos filhos, das tarefas domésticas e do jardim, enquanto esses dois preguiçosos desapareciam depois de comer.
Diziam que iam ao campo trabalhar, mas as ervas cresciam tão densas quanto o arroz, e a vizinha sempre passava sem fazer nada, só para rir da situação.
Não se sabe qual pecado ela cometeu, mas o falecido marido morreu cedo, e ela criou o filho sozinha, cuidando dele com extrema dedicação, mas ele virou um preguiçoso sem ambição, só querendo comer e descansar.
Finalmente ela conseguiu uma esposa para ele, mas o destino não foi generoso: a nora também era preguiçosa, dormia até o sol estar alto, não sabia cozinhar nem plantar, não sabia fazer costura, e até o tolo do vilarejo era mais capaz.
Mas seu filho gostava dela, e ela lhe deu um neto, então Senhora Branco teve que aceitar, embora a preguiça daquela família a irritasse profundamente.
— Vovó, eu quero comer carne! — disse Boi Tesouro, que já tinha cinco anos e falava claramente, sendo muito travesso, correndo por todo o vilarejo sem parar.
Ele ouviu o pai falando sobre carne e cheirou atentamente, achando que realmente sentia o aroma, então ficou com água na boca.
A comida em casa era feita pela avó, e Boi Tesouro sabia que não adiantava pedir à mãe, então desceu dela e correu para a cozinha, agarrando a cintura da avó para fazer charme.
Embora não gostasse do filho e da nora, Senhora Branco era completamente indulgente com o neto único, querendo até arrancar a lua do céu para ele.
— Ah, meu querido, quer carne? Daqui a alguns dias a vovó vai ao mercado comprar para você. Hoje, que tal ovos? — ela disse, acariciando a cabeça lisa do neto com carinho.
Senhora Branco ainda tinha uma boa reserva de dinheiro. Embora o velho tivesse morrido cedo, ainda possuíam muitas terras. Como eram os únicos filhos do sogro e da sogra, quando eles morreram, todo o dinheiro ficou sob seu controle. Mesmo com o filho preguiçoso, ela não se preocupava com a fome.
Página 3/3
— Mãe, você só se preocupa com o neto, e com seu filho? Já faz tempo que eu não como nada decente, hoje me faça um ovo também! — Boi Mil Montanhas ficou na porta, cheirando o ar, sentindo o aroma tênue. Ele queria dar uma volta pelo vilarejo para descobrir quem estava comendo carne, mas ao ouvir a palavra “ovo”, mudou de ideia e voltou correndo para a casa, pedindo comida à mãe.
— Mãe, cuide também da sua nora, eu lhe dei um neto, não é, Tesouro? — a voz alta de Senhora Dinheiro soou novamente.
Olhando para os dois que lambiam o rosto e abriam a boca, Senhora Branco ficou com o peito apertado de raiva.
— Vocês, pais, ficam com inveja da comida da criança? Que vergonha! Saia daqui agora! Querem ovo? Comam cocô!
— Mãe, como pode falar assim? Você vive xingando, e o Tesouro está aqui ouvindo, o que ele vai aprender? — reclamou Boi Mil Montanhas.
Sua mãe tinha dinheiro, mas era muito mão de vaca. Além disso, a casa criava várias galinhas poedeiras, e os ovos não acabavam nunca. Dar dois ovos para o filho e a nora não faria mal, os ovos não valem muito. Era melhor guardar para a própria saúde, porque ela ficava tonta ao trabalhar no campo, claramente com a saúde debilitada.
— Pai, mãe, comam cocô! Comam cocô! — Boi Tesouro bateu palmas com um sorriso travesso.
— Pá! — Boi Mil Montanhas, irritado, pegou o filho e deu uma palmada na bunda sem hesitar.
— Ai, ai! — Boi Tesouro chorou, com lágrimas e muco escorrendo pelo rosto.
— Por que você fez isso? Ele é tão pequeno, por que bate? — Senhora Dinheiro estava preocupada e tirou o filho que não parava de chorar para aconchegá-lo no colo.
— Meu querido neto, não chore. O papai é mau, a mamãe vai bater nele.
— Ai! Dói! Mamãe, por que você também bate em mim? — Boi Mil Montanhas, cercado pela bronca da esposa e da mãe, olhou para o pequeno carequinha que já tinha parado de chorar e começava a zombar dele, cheio de ressentimento.