Capítulo Dez

Transmigração de Ervas e Flores Ling Wei que gosta de feijões vermelhos do mar 2266 palavras 2026-07-29 18:02:06

"Pai, coma."

Niu Dadu olhou para os pãezinhos brancos e quentes à sua frente e, em seguida, para a filha, que sorria docemente. Sem saber por que, lágrimas brotaram involuntariamente de seus olhos.

Ele havia descansado um pouco e sentiu que suas pernas estavam recuperando a força. No entanto, assim que pensou em se levantar para procurar a filha, viu a multidão agitada e as casas densas à sua frente; seu ânimo se esvaiu e ele se encolheu novamente no lugar, abraçando seu balancim e cestos, desejando poder se enfiar dentro da parede.

Seu estômago roncava de fome há tempos, mas, acostumado à privação, ele apenas apertou o cinto e tentou ignorar. As pessoas que passavam, ao vê-lo agachado no canto com os cestos, pensavam que ele também estava ali para vender algo; alguns chegavam a esticar o pescoço e remexer em seus pertences.

"Já vendi tudo", dizia ele baixinho a cada vez, sem nem erguer a cabeça.

Agora, ao ver a filha, seu coração relaxou e seus olhos arderam subitamente.

Niu Caohua, ao notar que o pai demorava a pegar o pão e continuava a chorar, assustou-se. "Pai, o que aconteceu? Alguém te intimidou?" perguntou ela rapidamente. Será que, no curto tempo em que ela se afastou para fazer as compras, algo ruim havia ocorrido?

"Não, não foi nada." Niu Dadu caiu em si, limpou o rosto com as mãos grandes e depois com as mangas, antes de finalmente aceitar o pão e começar a comer com avidez.

"Que delícia!" Ele se lembrava de quando seus pais ainda eram vivos, época em que conseguia se saciar e até comia pães de carne. Depois que eles partiram, a comida tornou-se cada vez mais escassa e a fome, constante. Quando formou sua própria família, passar fome tornou-se o normal. Ele já havia esquecido o gosto dos pães de carne da infância, lembrando-se apenas de que eram a melhor coisa que já provara. Mas, agora, sentia que aquele pão comprado pela filha era a melhor iguaria que já comera na vida.

Em poucas mordidas, terminou o primeiro pão. Diante dele, ela estendeu um saco de papel cheio de pães de carne. "Pai, coma mais alguns. Ainda precisamos comprar outras coisas." Niu Caohua queria comprar muita coisa, mas não conseguia carregar tudo sozinha, por isso voltou para buscar o pai; ele já descansara o suficiente e deveria estar bem.

Niu Dadu assentiu, mas não comeu mais. Em vez disso, fechou bem o saco de papel e guardou-o junto ao peito. Como restavam muitos pães, seu peito ficou volumoso e com uma aparência estranha. Embora ele não se importasse, Niu Caohua retirou os pães e, junto com o embrulho de roupas, colocou-os dentro do cesto.

Ao retornarem ao mercado, a multidão já havia diminuído um pouco. Niu Caohua continuou segurando a mão do pai e começou a maratona de compras.

Ovos, comprado. Arroz integral, comprado. Farinha, comprado. Sal, comprado. Açúcar, comprado...

Os dois cestos de Niu Dadu ficaram lotados, e as moedas de cobre nas mãos de Niu Caohua tornaram-se cada vez menos numerosas. Por fim, quando restaram apenas uma moeda de prata e dezessete de cobre, ela parou de comprar, contrariada. Os cestos do pai estavam repletos, não cabia mais nada, e já era hora do almoço. As chaminés de todas as casas começavam a soltar fumaça.

No caminho de volta, encontraram o casal que vendia peixes mais cedo. Eles pareciam radiantes, com os baldes vazios, sinal de que o dia fora produtivo. Ao verem pai e filha, acenaram com a cabeça, reconhecendo-os.

Quando chegaram em casa, já estava quase escuro. Devido ao peso da carga, Niu Dadu precisou parar várias vezes para descansar, e Niu Caohua, exausta, usava um galho firme como bengala para se apoiar. O vento da tarde era mais suave que o da manhã; ela suava durante a caminhada, e o vento secava o suor logo em seguida. Ela se preocupava se isso a faria adoecer; nas condições médicas daquele lugar, um simples resfriado poderia ser fatal. Pensou em ferver um pouco de gengibre para beber ao chegar.

Seguindo pela trilha, não encontraram ninguém do vilarejo.

"Toc, toc, toc." A porta da casa estava trancada por dentro. Niu Caohua bateu. Logo, a porta foi aberta por Niu Xiaodi.

"Irmã!" Niu Xiaodi correu para os braços de Niu Caohua, seu corpinho transbordando dependência. Ele não a via o dia todo e sentira saudades.

Xiao Cuier vinha logo atrás e, ao ver os dois cestos carregados por Niu Dadu, correu com os olhos brilhando. "Irmão Niu, coisas gostosas!" O aroma era irresistível, e como ela não havia comido o suficiente, a saliva já lhe enchia a boca.

"Mãe, Xiaodi, já jantaram?" Estava completamente escuro lá fora; o céu noturno não exibia estrelas nem lua, e não havia luzes acesas dentro de casa.

Niu Caohua abraçou Niu Xiaodi e, ao mesmo tempo, colocou um pedaço de açúcar em sua boca. Niu Dadu entrou com os cestos e fechou o portão. Xiao Cuier seguia os cestos de perto, sem se importar com nada mais.

"Ainda não", disse Niu Xiaodi, com a voz abafada pelo doce, abraçando o pescoço da irmã.

"Então é perfeito. Comprei pães de carne; basta aquecê-los. Mãe, coma um pouco de açúcar." Xiao Cuier ouviu o chamado da filha e aproximou-se rapidamente, recebendo também um pedaço de açúcar.

"É doce!" Ela chupou o doce inconscientemente, e seus olhos brilharam. "Caohua, que bom." Com o açúcar na boca, Xiao Cuier parou de cobiçar os cestos e sentou-se ao lado de Niu Xiaodi, ambos desfrutando da doçura com felicidade.

"Pai, aqueça os pães, eu vou organizar as compras." Niu Caohua entregou os pães e começou a guardar o que trouxera. Depois de tudo organizado e os pães aquecidos, Niu Dadu ferveu um pouco de água, pois a filha havia mencionado que precisavam tomar chá de gengibre com açúcar. Ele não sabia bem o porquê, mas obedecia prontamente.

Agora a casa estava farta, graças à filha. Se não fosse pelo fato de ela ter sido iluminada pelos deuses, a família jamais teria esse conforto; por isso, tudo o que ela dizia era lei.

Niu Caohua cortou um pouco de gengibre, adicionou açúcar no pote de cerâmica e deixou ferver lentamente. Do outro lado, Niu Xiaodi e Xiao Cuier olhavam para os pães de carne brancos e gordinhos, intercalando com o açúcar na boca, confusos sobre o que comer primeiro. Havia tantas delícias que sentiam falta de mais bocas para aproveitar tudo.