Capítulo Quatro

Transmigração de Ervas e Flores Ling Wei que gosta de feijões vermelhos do mar 2376 palavras 2026-07-29 18:01:51

Página (1/3)

No quintal, muitos insetos cantavam alegremente, e o igualmente alegre Niu Xiaodi ergueu a cabeça do colo da irmã: "Irmã, quero pegar insetinhos, brincar."

Os insetos do quintal estiveram presentes durante todo o verão e, agora que o outono havia chegado, continuavam cantando todos os dias em lugares diferentes; o quintal nunca ficava em silêncio.

Antigamente, ao ouvir o som deles, Niu Xiaodi sentia vontade de brincar, mas não tinha nada no estômago. Faminto, só lhe restava deitar no colo dos pais e adormecer ao som da melodia que a mãe cantarolava.

Mas hoje, ele, Niu Xiaodi, estava diferente!

Estava de barriga cheia, sentindo uma energia inesgotável por todo o corpo, sem um pingo de sono e cheio de curiosidade pelos arbustos.

"Vá brincar", disse Niu Caohua, sem impedi-lo, mas sim encorajando-o com um sorriso.

Com apenas cinco anos, Niu Xiaodi já era muito ajuizado. Sabia que a família era pobre e não fazia birra por estar com fome.

Sabendo que as outras crianças da aldeia não gostavam dele, não insistia em se aproximar para não ser incômodo.

Sabendo que a irmã não gostava dele no passado, evitava ficar rondando perto dela.

E agora que sabia que a irmã gostava dele, não desgrudava dela.

Por isso, ao ver Niu Xiaodi demonstrar essa inocência infantil, Niu Caohua ficou feliz em apoiar.

"Irmã, flor."

"Irmã, insetinho."

"Irmã, o que é isso?"

Niu Xiaodi vasculhava os cantos dos muros com o bumbum empinado. Sempre que encontrava algo, corria para mostrar à irmã, indo e voltando como um passarinho alegre.

Niu Caohua: "Sim, é uma flor. De que cor é esta flor?"

Niu Xiaodi: "??"

Niu Caohua: "É amarela."

Niu Xiaodi: "Amarela!", gritou bem alto.

Niu Caohua: "Este é um inseto. Como ele se chama?"

Niu Xiaodi: "Inseto, como se chama?"

Niu Caohua: "Grilo."

Niu Xiaodi: "Grilo!", gritou bem alto.

Página (1/3)

Página (2/3)

Niu Caohua: "Isso é... isso é um caracol, tire isso daqui rápido!"

Ao ver claramente o que Niu Xiaodi trouxera desta vez, Niu Caohua finalmente perdeu a compostura: era um caracol!

Ela, Niu Caohua, tolerava outros pequenos animais, mas tinha um pavor extremo de moluscos e criaturas gosmentas. Ver um deles se contorcer fazia todos os pelos do seu corpo se arrepiarem.

Especialmente aquele caracol, que era muito pequeno e frágil, já havia sido esmagado na mão de Niu Xiaodi. Tornara-se uma massa gosmenta misturada com terra, o que era visualmente repulsivo.

"Ah", respondeu Niu Xiaodi, obediente, jogando fora o caracol, mas grande parte da gosma continuou grudada em sua palma, exalando um odor estranho.

Niu Caohua puxou o irmão até o poço, esfregou e lavou as mãos dele com água várias vezes, e só então respirou aliviada.

"Não se pode pegar caracóis com as mãos, nem comê-los, ouviu?", advertiu Niu Caohua com uma expressão séria, secando as mãos de Niu Xiaodi com a manga da roupa.

O caracol era usado na medicina tradicional, mas também era uma praga.

Eles se alimentavam de plantas, gostando especialmente de brotos de vegetais, folhas de árvores frutíferas e raízes e folhas de plantações.

Contudo, como a família deles não cultivava nenhuma hortaliça, não havia muitos caracóis no quintal; eles só podiam ser vistos na terra úmida.

Quanto ao motivo de não haver vegetais plantados no quintal da família Niu, era porque a mãe, Xiao Cui'er, não sabia como fazer, e o pai, Niu Dadu, só sabia cuidar das plantações nos campos.

Além disso, ninguém na aldeia queria pisar no quintal dos Niu, de modo que eles sempre se alimentaram de ervas silvestres colhidas fora.

Felizmente, a região era cercada por montanhas e rios, e as ervas silvestres eram suficientes para o sustento.

Niu Dadu logo terminou de tratar uma pele de coelho, fixando-a em alguns galhos para secar ao sol.

Feito isso, sem dizer uma única palavra, pegou um cantil de água e saiu de casa para cuidar de sua parcela de terra.

"À tarde, fique em casa com a mamãe. Eu vou sair para brincar." A colheita da manhã havia aumentado a confiança de Niu Caohua; ela decidiu dar mais algumas voltas no sopé da montanha à tarde para ver o que conseguia encontrar.

Desse modo, não poderia levar Niu Xiaodi. Estando sozinha, se encontrasse algum perigo, pelo menos conseguiria fugir; mas, se estivesse com o irmão, a situação seria incerta.

Niu Xiaodi pensou: "A irmã não vai me levar para brincar! Quero chorar!"

Mas, antes que pudesse abrir a boca, a irmã Niu Caohua lhe lançou um olhar que o assustou, fazendo-o fechar a boca imediatamente. Seus beicinhos tremeram, transbordando ressentimento.

"Seja bonzinho, a irmã vai trazer algo gostoso para você quando voltar", disse Niu Caohua. Em seguida, colocou o pequeno cesto nas costas e partiu sem olhar para trás.

Restou apenas Niu Xiaodi, que ficou olhando para as costas da irmã até ela sumir. Depois, virou-se e correu para os braços da mãe, adormecendo no meio do choro.

Havia muitos aldeões trabalhando nos campos ao longo da estrada principal. Como Niu Caohua não queria chamar atenção, evitou o caminho principal e seguiu por um atalho.

O atalho era raramente frequentado e estava tomado pelo mato, com ervas daninhas mais altas que um adulto, o que tornava a passagem ainda mais difícil.

Página (2/3)

Página (3/3)

Niu Caohua segurava um galho firme, batendo nos arbustos de ambos os lados do caminho para afastar qualquer perigo que pudesse estar escondido ali.

Em um lugar como aquele, o perigo espreitava a cada passo.

O mais comum, por exemplo, eram as cobras.

Havia uma grande variedade de cobras; algumas eram inofensivas, mas outras possuíam venenos letais, e uma única picada poderia ser fatal.

Havia também aranhas, insetos venenosos e outras criaturas peçonhentas.

Mesmo que não fossem mortais, uma picada causaria diversas reações adversas no corpo, sendo melhor evitá-los ao máximo.

Depois de atravessar aquele atalho perigoso, Niu Caohua finalmente chegou ao sopé da montanha.

A aldeia ficava nas profundezas da floresta, cercada por montanhas por todos os lados. No entanto, aquelas montanhas não tinham nome; ninguém na aldeia era alfabetizado, e ninguém jamais pensara em nomeá-las.

Assim que chegou, Niu Caohua percebeu agudamente os movimentos ao seu redor.

Na floresta, ouviam-se vários sussurros de passos, alguns leves, outros pesados. Embora não pudesse identificar as espécies dos animais apenas pelo som dos passos, conseguia estimar o tamanho e a distância deles.

Havia também o som de algo rastejando, o que, sem dúvida, indicava a presença de cobras.

Quanto a criaturas rastejantes como as cobras, Niu Caohua também tinha medo delas, fossem peçonhentas ou não, e preferia não provocá-las.

Após analisar a situação ao redor, Niu Caohua começou a recolher pedrinhas no chão; aquelas seriam as suas armas.

A família era pobre demais, e o único objeto de metal que possuíam era um cutelo de cozinha. No entanto, o cutelo era necessário em casa para picar vegetais e cortar carne; se ela o usasse como arma e o danificasse, sua mãe provavelmente choraria.

Depois de recolher cerca de uma dúzia de pedrinhas, Niu Caohua subiu a montanha sem hesitar.

Não havia animais no sopé; os sons que ela ouvira vinham de dentro da floresta, na orla externa.

Seus pés pisavam nas folhas secas, que estalavam sob seu peso. O barulho assustou uma pequena cobra que descansava por perto, fazendo-a fugir rapidamente, e também fez com que um coelho cinzento ali perto erguesse as orelhas, em alerta máximo.

*Swoosh!* Uma pedrinha atingiu com precisão o olho do animal, matando-o instantaneamente.

O coelho caiu esticado no chão, com as patas ainda tremendo em espasmos.

Página (3/3)