Capítulo cento e trinta e seis: Sombras e o Futuro

Hogwarts: Sabores à Flor da Pele A Pena Etérea da Juventude 2943 palavras 2026-04-01 11:54:11

Castelo de Nurmengard.

Após décadas de confinamento, o castelo já não exibia o luxo e a imponência de outrora. O chão do grande salão estava coberto por uma espessa camada de poeira, ocultando o desenho original dos ladrilhos; nos cantos, teias de aranha e musgo proliferavam, enquanto as janelas do chão ao teto, que um dia foram adornadas com vitrais coloridos, não passavam agora de carcaças cinzentas e abertas para o vento.

O lustre de bronze trabalhado, suspenso no teto, não brilhava há muito tempo. Elena só conseguia imaginar a autoridade avassaladora de Grindelwald, que outrora subjugara todo o mundo mágico, através da mesa de jantar imensa e imunda no centro do salão e das cadeiras de espaldar alto, cujos adornos haviam sido arrancados.

— Vamos, não fique aí parada.

Dumbledore, com uma expressão complexa ao observar a ruína ao redor, deu um tapinha no ombro de Elena, sinalizando para que o seguisse.

Ambos subiram pelos degraus de pedra situados à esquerda do salão, que conectavam o castelo à icônica torre externa de Nurmengard. Por fim, chegaram a uma porta de madeira velha e desgastada. Não havia fechaduras nem proteções mágicas; bastava um leve empurrão para abri-la. Ali era a cela que o bruxo das trevas mais poderoso da história havia construído para si mesmo.

Sem detectar qualquer movimento mágico, a porta entreaberta cedeu silenciosamente, e uma voz envelhecida ecoou de dentro.

— Alvo, você está cada vez mais lento. Mesmo sem a fênix, você desperdiçou tempo demais no caminho.

O cômodo não era espaçoso. A única fonte de luz vinha de uma claraboia no topo, por onde raios de luz atravessavam o ambiente, fazendo minúsculas partículas de poeira dançarem na coluna luminosa.

Escondido atrás dessa luz, o dono do castelo, Gerardo Grindelwald, estava encostado na parede fria. Seus olhos não miravam a porta, mas sim a claraboia no alto, impedindo que se decifrasse o que se passava em seu olhar.

— Bem, tantos anos se passaram, e ambos envelhecemos. Sabe, este ano já cheguei aos cento e dez.

Dumbledore deu de ombros, admitindo com naturalidade, enquanto lançava um olhar profundo a Grindelwald, que estava sentado no canto, envolto em trapos.

Os longos anos de autoimposição em Nurmengard deixaram o corpo de Gerardo Grindelwald extremamente debilitado. O velho bruxo parecia um esqueleto, com o rosto encovado, os olhos fundos nas órbitas e quase todos os dentes perdidos. Dificilmente alguém acreditaria que aquele ancião decrépito fosse o líder que, um dia, cativara metade do mundo mágico europeu, a quem homens e mulheres se rendiam com devoção.

— O envelhecimento não é assustador. O assustador é que as coisas que previ na época estão se tornando realidade gradualmente. Você também deve ter notado: o Ministério da Magia está se tornando cada vez mais covarde e incompetente. Na nossa época, farsas e concessões como essas jamais existiriam.

Grindelwald balançou a cabeça com um riso de escárnio, movendo o olhar da claraboia para Dumbledore.

Elena, parada atrás de Dumbledore, notou agudamente que, ao lado da cama de Grindelwald, havia vários jornais e revistas espalhados. Se não se enganava, o que estava no topo parecia ser a edição mais recente de *O Pasquim*, que ela lera naquela manhã.

— Mas muitas coisas não são como você imagina, e ainda temos tempo de sobra. Cinquenta anos se passaram, e o equilíbrio entre o mundo não mágico e o mágico não foi rompido, o que prova que as medidas dos bruxos continuam eficazes.

Dumbledore sorriu suavemente, aproximou-se e pegou o exemplar de *O Pasquim*. Observou com interesse a caricatura medíocre na capa, ergueu as sobrancelhas e sorriu.

— Quanto a isto... talvez eu devesse enviar um sapo de chocolate ao Sr. Lovegood. Sinceramente, quase não me reconheci. Li o conteúdo; nada foi revelado, apenas acertaram alguns pontos por acaso.

— Hum, espero que sim. De qualquer forma, isso já não tem nada a ver comigo.

Grindelwald lançou um olhar indiferente a Dumbledore e encerrou o assunto. O primeiro Lorde das Trevas desviou o olhar, fixando-o na jovem bruxa de cabelos prateados à porta, com um desdém e repulsa que não se deu ao trabalho de esconder.

— Por que essa menina detestável voltou ao meu castelo? Acredito ter sido muito claro na minha resposta: eu recuso.

Por Elena Kaslana, que o visitava pela segunda vez, Grindelwald claramente não nutria qualquer simpatia. Ele nunca vira uma bruxinha tão afiada e irritante; a negociação acalorada de um mês atrás ainda estava atravessada em sua garganta como uma espinha de peixe.

— Escute, Alvo, direi mais uma vez. — Grindelwald respirou fundo, virou-se para Dumbledore e disse com seriedade: — A coisa que mais detesto neste mundo são crianças. A segunda é ensinar medíocres. A terceira é repetir uma recusa. Infelizmente, o seu pedido reúne todas essas situações.

— Ora! Recusou?! Professor Dumbledore, seu grande mentiroso, você claramente não queria... — Ao ouvir a resposta de Grindelwald, os olhos de Elena se arregalaram. Ela olhou incrédula para o velho de vestes estreladas à sua frente, com um tom de voz extremamente indignado.

Ela nunca imaginou que o respeitável diretor de Hogwarts, um homem cem anos mais velho que ela, pudesse ser tão indigno e capaz de enganar uma menina inocente.

— Cof, cof...

Uma expressão de constrangimento surgiu no rosto de Dumbledore. Ele se virou, afagou a cabeça de Elena e, com um tom de voz usado para acalmar crianças, disse:

— Elena, espere um pouco na porta. Deixe-me conversar a sós com Gerardo mais uma vez. Se não der certo, iremos embora.

— Verdade? — Elena lançou um olhar de desconfiança ao velho de barba branca. Pela sua experiência, a palavra da maioria dos velhinhos de barba branca não era lá muito confiável.

— Absolutamente. Mas não se afaste; afinal, o castelo ainda pode ter algumas proteções mágicas remanescentes. — Dumbledore assentiu, recomendando com cautela.

— Entendido, ficarei quietinha aqui.

*Pá.*

Dumbledore viu a figura da menina desaparecer atrás da porta de madeira. Sacou a varinha e tocou levemente o ar; um brilho mágico atravessou o ambiente sombrio, e uma barreira sonora invisível confinou os sons dentro do quarto.

— Parece que você dá muita importância a essa criança? Isso não parece nada com o Alvo Dumbledore que eu conheço. Não admira que tenha vindo pessoalmente a Nurmengard após ter sido recusado. Se não fosse por... até suspeitaria que essa garota é sua filha ilegítima ou neta.

Observando a atitude de Dumbledore, tão diferente da habitual, Gerardo Grindelwald franziu a testa com uma expressão complexa. Ele conseguia distinguir claramente que a paciência e a preocupação extras demonstradas por Dumbledore eram semelhantes ao que ele dedicava à sua irmã Ariana — um sentimento quase familiar.

— Gerardo, eu... — Dumbledore virou-se, observando o quarto estreito e sombrio onde restavam apenas os dois, e o maltrapilho Grindelwald. Seus lábios tremeram levemente.

— Chega. O que quer que você vá dizer, não é isso! — Como se soubesse o que Dumbledore diria, Grindelwald agitou a mão rudemente e ajustou a postura. — Não há nada pelo que precise se desculpar. Palavras de desculpa, eu já ouvi demais ao longo desses anos. Esta foi a minha escolha, você deveria ser o primeiro a saber disso. Agora, fale logo sobre a criança.

Aquele duelo ocorrido em 1945, considerado o maior duelo de bruxos da história, foi apenas um pretexto. Muito antes de aquilo acontecer, devido a algumas coisas que vira e ouvira, suas opiniões já haviam começado a mudar.

Dumbledore sabia muito bem que o feitiço que realmente derrotou Grindelwald e o aprisionou na torre de Nurmengard era apenas um, o mesmo gravado na entrada do castelo: "Pelo Bem Maior".

— Elena Kaslana... aquela criança... vi nela a sua sombra, e claro, a minha, além de algo que é diferente de ambos.

Dumbledore silenciou, recordando a cena que vira através da Legilimência, e olhou para Grindelwald com uma expressão solene e tom decidido:

— Se antes eu tinha apenas algumas dúvidas, agora tenho pelo menos noventa por cento de certeza. Contanto que essa criança não morra prematuramente, ela é o futuro do mundo mágico — seja para o bem ou para o mal.