Capítulo 129: Senhora Lóris

Hogwarts: Sabores à Flor da Pele A Pena Etérea da Juventude 3267 palavras 2026-04-01 11:54:07

Aquele café da manhã durou mais tempo do que o habitual. Talvez fosse por causa da súbita calamidade das corujas, ou devido à flexibilidade na programação das aulas posteriormente; segundo Cedrico, os professores haviam estendido o tempo do café da manhã em pelo menos quinze minutos.

Contudo, lamentavelmente, mesmo com esse acréscimo, para a maioria dos estudantes, era apenas mais tempo para enfrentar aquele pesadelo. Diante das corujas que avançavam sobre as mesas para roubar comida, os jovens bruxos não podiam sequer usar feitiços para afastá-las — afinal, pelo menos metade delas eram corujas de estimação de alunos da mesma casa.

Quando a professora McGonagall se levantou para anunciar o fim do café da manhã, a maioria dos estudantes, incluindo Hermione e Hannah, exibiu um olhar de alívio e, sem hesitar, apressaram-se para deixar o aterrador salão principal da escola.

Os feitiços "Limpar Tudo" e "Água Pura como Fonte" ecoavam incessantemente. Os alunos mais novos, que ainda não dominavam esses encantamentos, dependiam dos veteranos para ajudar — ainda que, ocasionalmente, houvesse falhas duplas nos feitiços.

Na verdade, muitas alunas, já cansadas da imundície causada por penas e excrementos, saíram do salão antes do término do café da manhã para tomar banho e trocar de roupa nos salões comuns.

Claro, com a destemida "Predadora de Galinhas Gordas" Elena presente, Hermione e Hannah não tinham tais preocupações. Cautelosas para não pisar nos dejetos das corujas, as três se separaram na entrada do salão.

— Elena, você realmente não vai ficar conosco? — perguntou Hannah, com as bochechas levemente coradas, olhando para Elena com um ar de desapontamento.

— Não posso. O professor Dumbledore está me esperando no escritório para um exame. Você não quer que eu fique com sequelas de algum feitiço, quer? — respondeu Elena, apertando suavemente as bochechas rosadas de Hannah e sorrindo.

Ao sair do salão, Dumbledore usou magia para avisá-la, pedindo que Elena aguardasse pacientemente na entrada até que alguém a conduzisse ao gabinete do diretor — não havia dúvidas de que o velho rabugento já havia percebido sua dificuldade de orientação.

— Volte ao foco, Hermione — cutucou Elena, ao notar que a garota ainda parecia dispersa. Estalou os dedos para chamar a atenção de Hermione e, com um rosto sério, continuou:

— Enquanto estive fora, conto com você para cuidar dos calouros. Na verdade, você já fez um ótimo trabalho ontem. Dei a você os suprimentos extras; se surgir algum problema, me escreva imediatamente.

— Pode deixar, Elena. Eu dou conta, além disso, Harry e Draco também vão ajudar — respondeu Hermione, corando ainda mais, abraçando os suprimentos cuidadosamente contra o peito.

A expressão séria e adorável de Hermione, combinada com sua postura atual, tinha um efeito quase irresistível. Elena quase levantou a mão para dar-lhe mais alguns conselhos, quando de repente...

— Senhorita Elena Kaslana, está na hora de partir. O professor Dumbledore já a aguarda no escritório — anunciou uma voz rouca e desagradável vindo do hall. Um homem magro, com cerca de cinquenta ou sessenta anos e postura curvada, avaliou Elena de cima a baixo, mostrando dentes amarelos e desiguais, com um sorriso malicioso.

— Acho que você não vai querer experimentar as punições que Hogwarts reserva para os atrasados, não é? — disse ele com um tom ameaçador.

Agostinho Filch, o zelador de Hogwarts, ou melhor, o juiz disciplinar da escola de magia. Nem todo juiz disciplinar em escolas de magia é um ídolo bonito ou charmoso.

Filch era um fracassado, vindo de uma família de bruxos, mas incapaz de realizar magia. Isso influenciava seu temperamento desagradável e sua aversão aos jovens bruxos.

Na verdade, antes da chegada de Umbridge a Hogwarts, Filch era unanimemente considerado o personagem mais odiado pelos estudantes, sempre rondando o castelo à procura de alunos para punir.

No castelo, a única companhia amistosa que ele tinha, além dos professores, era sua gata chamada Senhora Lólita, uma esfarrapada e magra Maine Coon, apelidada pelos estudantes como o fiel escudeiro de Filch.

— Uau, não percebi ontem, mas essa é uma Maine Coon! Que linda! — exclamou Elena, que seguia Filch subindo as escadas móveis do castelo, ao se agachar para abraçar a gata que apareceu inesperadamente ao lado do zelador.

— Ei, garota, não sei do que estás falando, solta minha Senhora Lólita! — resmungou Filch, que falava sobre as punições que aplicava aos infratores, arregalando os olhos para Elena.

— É raro ver uma Maine Coon assim, embora magra demais para o normal. Aquela marca em forma de M na testa, as manchas negras ao redor dos olhos e nos lábios... realmente é linda — disse Elena, ignorando o mau humor do zelador, acariciando a testa rígida da gata, admirando-a e confirmando sua impressão.

Na vida passada, ela já tivera um gato dessa raça, embora fosse raro ver um tão magro, por isso não o reconhecera imediatamente.

— Sim, claro. Senhora Lólita é, sem dúvida, o gato mais bonito do mundo. Não preciso que você me diga isso — disse Filch orgulhoso, agachando-se para tentar recuperar o gato de Elena.

— Espere... — Elena desviou com agilidade, evitando as mãos de Filch, franzindo a testa ao notar algo nos lábios da gata. — Você não me diga que deu leite para ela esta manhã? Dar leite para um gato?!

— Sim. Para mim, Senhora Lólita não é diferente de qualquer pessoa; o que eu como, ela come também.

Ferido em seu ponto fraco, Filch gritou, semicerrando os olhos em ameaça:

— Garota, é melhor soltar a Senhora Lólita rápido, ou não respondo pelo que pode acontecer...

— Agostinho Filch! Seu canalha! Idiota! — Elena olhou para a magra Maine Coon em seus braços e, instintivamente, elevou a voz, vociferando com um tom muito mais alto que o de Filch.

O grito da garota ecoou até os estudantes ainda no salão, que ergueram as cabeças para olhar para cima. Lá estava Elena Kaslana, segurando a preciosa Senhora Lólita, encarando o terrível e odiado zelador com firmeza.

— Você, você é muito... — Filch, assustado com a súbita determinação de Elena, contraiu os lábios, enraivecido, apontando com um dedo trêmulo para a jovem bruxa de cabelos prateados.

Durante todo esse tempo, os alunos apenas resmungavam baixinho; jamais tinham visto alguém ousar insultá-lo frontalmente.

— O que é isso? Apontar o dedo? Acha que ainda tem coragem de ficar bravo? — disse Elena, num tom desafiador, afastando o dedo de Filch com estalo e avançando um passo, apesar de sua estatura de apenas um metro e vinte, obrigando o homem a recuar.

— Você sabe que gatos não possuem a enzima necessária para digerir lactose, não é? E as proteínas do leite são grandes demais para serem absorvidas. Se eles beberem leite, podem desenvolver intolerância à lactose, com vômitos ou diarreia.

Vendo a expressão confusa de Filch, Elena percebeu que esse conhecimento era muito avançado para um bruxo comum e acenou com a mão, impaciente.

— Em outras palavras, se não fosse pela boa constituição da sua Senhora Lólita, ela quase teria morrido por sua culpa, seu canalha. Essa é uma Maine Coon, você deveria abrir os olhos e ver no que transformou essa coisinha!

Na vida passada, o primeiro gato da família de Elena quase morreu por ter sido alimentado com leite, por isso ela estava especialmente emocionada ao ver aquela cena.

— Mas eu segui o livro... — tentou se justificar Filch, hesitante diante da argumentação firme de Elena.

— Não tem mas nem porque! Ouça: enquanto sua Senhora Lólita for um gato normal e não uma criatura mágica estranha, se até Newt Scamander dissesse para dar leite a um gato, eu cuspiria na cara dele!

Sob o olhar chocado dos estudantes, Filch foi humilhado ao ser bloqueado na escada por uma aluna do primeiro ano, recebendo uma verdadeira chuva de cuspe.

—

— Grr~ — resmungou a gata, enquanto a cena se desenrolava no castelo.