Capítulo 15: Os Funcionários do Restaurante Sangrento (6)
Antes da abertura no dia seguinte.
Anxi apareceu no restaurante vestindo seu uniforme limpo e bem ajustado, correndo e pulando, quase querendo mostrar seu uniforme para todos.
O gerente gordinho obviamente viu essa cena e, ao olhar para Anxi tão satisfeita consigo mesma, ficou irritado.
Mas o uniforme azul acinzentado de Anxi não estava apenas limpo, como também exalava um aroma fresco de lavanda do detergente, de modo que ele não conseguia encontrar nenhuma falha.
— Você... — O gerente gordinho a avaliou de cima a baixo, seus olhos brilhando com uma intenção calculista. Estalou a língua e disse com sarcasmo:
— Você se saiu bem ontem. Se conseguir manter esse desempenho, com certeza terá um aumento. Para que você possa se mostrar ainda mais, hoje vai limpar todos os banheiros do subsolo do restaurante!
Anxi instintivamente perguntou:
— Também tenho que limpar o banheiro masculino?
— Claro! E tem que limpar cada cabine direitinho, entendeu? Cada uma!
O gerente gordinho esperava essa pergunta. Só mandando Anxi limpar o banheiro masculino seu plano poderia dar certo.
— Entendi — respondeu ela, empurrando seu carrinho de limpeza em direção aos banheiros do subsolo.
O restaurante é dividido em três andares: o térreo para clientes comuns, o segundo andar para clientes VIP, e o subsolo para os fantasmas e humanos que trabalham ali, com vestiários, sala de descanso e depósito.
“Grelha, grelha...” O carrinho de limpeza avançava pelo corredor, suas rodas fazendo barulho contra o chão.
O corredor que leva aos banheiros não tem janelas, iluminado apenas por algumas velas em castiçais, emitindo uma luz tênue e espectral.
Essa pouca luz mal conseguia clarear o corredor inteiro, que permanecia sombrio e indistinto.
Anxi caminhava firmemente na escuridão.
Ao seu lado, uma mão pálida surgia e desaparecia na parede, seguindo seus passos.
— O que você quer? — Anxi perguntou casualmente ao vulto na parede, sem desviar o olhar.
Ao ouvir sua pergunta, a parede ondulou em círculos como água, e um rosto pálido e familiar emergiu.
Era o fantasma da parede que Anxi havia forçado a lavar roupa na noite anterior.
Ele resmungou insatisfeito:
— Eu só queria dar uma olhada, nem podia?
— Então fique à vontade — respondeu Anxi, continuando a empurrar o carrinho.
Esse fantasma da parede não representava ameaça para Anxi.
Ele não era funcionário do restaurante, apenas um ladrão que se escondia nas paredes e roubava comida da cozinha.
Na noite anterior, enquanto Anxi o mantinha sob controle com um cravo ósseo, eles até conversaram.
O fantasma da parede era simples e alegre, gostava de conversar e fofocar.
Mas como ladrão escondido no restaurante, não podia se mostrar diante dos outros fantasmas que trabalhavam lá.
Às vezes tentava falar com humanos, mas eles sempre fugiam assustados ou tentavam matá-lo, sem se importar com suas intenções.
Assim, Anxi foi a primeira humana que falou tanto com ele desde que chegou ao restaurante.
Isso desbloqueou algo nele, e ele acabou ficando um pouco mais na sala dos dormitórios de Anxi e Liu Xiaoxiao.
Liu Xiaoxiao, animada por falar com um fantasma pela primeira vez, ainda ensinou ao fantasma um jogo tradicional — o “Duelos de Terra”.
Os três passaram a noite toda jogando cartas juntos.
— Ei, só pra avisar — disse o fantasma da parede ao ver Anxi seguir direto para os banheiros do subsolo, apressando-se a continuar: — Na terceira cabine do banheiro masculino tem um sujeito estranho. Ele já estava aqui antes de eu chegar e é forte. Seu cravo ósseo não o seguraria por muito tempo.
Anxi perguntou:
— Que sujeito estranho? Ele também se move pelas paredes como você? Ou não tem corpo físico?
— Ele tem corpo físico, e não sai da terceira cabine. Quem se aproxima é atacado. A Cidade da Névoa está uma confusão, quem é atacado ou morto não tem a quem recorrer.
Anxi assentiu, pensando: se tem corpo físico, isso é até mais fácil de resolver.
Ela continuou a empurrar o carrinho, conversando casualmente com o fantasma.
— Você disse que a Cidade da Névoa está uma bagunça agora. Antes a segurança era melhor?
— Antes... não era exatamente segura. A Cidade da Névoa sempre foi governada pela força. Quanto mais forte o fantasma, maior seu poder. Mas com o senhor da cidade no comando, eles se continham um pouco.
— Mas ouvi dizer que o senhor da cidade desapareceu há dois anos.
— Sim, por isso a cidade está um caos. A empresa onde eu trabalhava faliu, e agora só posso ficar aqui temporariamente.
— Ladrão é ladrão, não vem com essa de “ficar aqui temporariamente”.
— Ei! — O fantasma ficou irritado e tentou agarrá-la, mas recuou com medo ao lembrar da dor que sentiu com o cravo ósseo fincado na mão. — Esquece! Eu não vou discutir com um humano que não entende nada. Só não vá na terceira cabine, tá? Estou te avisando porque quero continuar jogando cartas hoje à noite. Se não acredita, paciência!
Dito isso, o fantasma mergulhou na parede e desapareceu correndo por ela.
Anxi olhou para a parede.
Ela realmente não esperava que o fantasma fosse tão bondoso a ponto de avisá-la sobre outros fantasmas nos banheiros.
Caso contrário, teria caído no golpe do gerente gordinho, limpando todas as cabines despreparada e correndo risco de ser atacada.
“Grelha...” Anxi parou com o carrinho.
Enquanto conversava com o fantasma, chegou em frente à porta do banheiro azul, marcado com o símbolo do homem.
Só de ficar ali, sentia uma aura fria e carregada de rancor misturada com umidade.
— Olá, funcionária da limpeza. Tem alguém aí? — chamou Anxi na porta, sem resposta.
Pegou uma placa amarela de “Proibido Entrar” do carrinho e a colocou na entrada, então abriu a porta e entrou.
Diferente do corredor, o banheiro tinha lâmpadas incandescentes normais.
Mas a luz era fraca e acinzentada, deixando o ambiente frio como uma sala de necrotério.
Anxi pegou o esfregão do carrinho e passou rapidamente pelo chão; a água acumulada nas azulejos brancos evaporou instantaneamente, ficando limpo.
Abriu a porta da primeira cabine: o vaso estava limpo, mas havia um anel de líquido verde pendurado, provavelmente deixado por algum fantasma estranho.
Ela não queria limpar aquilo com as próprias mãos.
Empurrou o carrinho para o lado e caminhou sozinha até a terceira cabine, aquela que o fantasma tinha avisado.
— Toc, toc — bateu na porta e perguntou suavemente e com educação: — Tem alguém aí?
Assim que falou, a lâmpada fraca começou a piscar, soltando um zumbido elétrico.
O vaso sanitário fez um barulho alto ao puxar a descarga, e um líquido sanguinolento e fétido jorrou para fora, passando pelos sapatos de Anxi, acumulando-se no chão numa fina camada em pouco tempo.
Ela olhou para seus tênis de lona, antes brancos, agora manchados de vermelho escuro.
Era uma sensação pior do que ser morta diretamente.
Erguendo o olhar para a porta do banheiro que se abria lentamente, controlou a raiva e disse:
— Caro cliente, sua falta de educação é impressionante.