Capítulo 46: O Cadáver Desaparecido
As ondas batiam incessantemente contra a areia, recuando rapidamente para arrastar uma camada de solo e cascalho. O vento marinho uivava, fustigando os rostos. O céu estava cinzento; embora fossem apenas duas horas da tarde, a atmosfera dava a impressão de que a noite caía iminente.
Várias viaturas policiais alinhavam-se à beira da estrada. O efetivo na praia aumentava continuamente, com os agentes dispersos ao longo da orla. De ambos os lados, amontoavam-se formações rochosas. Mais para o interior, a vegetação tornava-se densa, repleta de árvores frondosas e arbustos onde era fácil perder o rumo.
— Xiao Min! Xiao Min!
A mãe de Yu, tomada pelo desespero, olhava em todas as direções e gritava plangentemente. Na imensidão daquela praia, não havia sinal dos rapazes, nem sequer da motocicleta.
Yu Jun correu até à costa e, ao virar em direção ao pequeno bosque montanhoso, avistou uma motocicleta tombada sobre a relva. Apressou-se a endireitá-la.
— Capitão Chi, encontramos uma motocicleta no lado oeste. Está intacta e em condições de uso; parece que a abandonaram de imediato para fugir a pé.
— Encontraram algum rasto deles?
— Ainda não.
— Continuem a procurar!
— Entendido.
Yu Jun levou a motocicleta para uma zona bem visível da praia e, ao dar meia-volta para regressar às buscas, deteve-se. Olhou novamente para a frente do veículo, onde parecia haver algo preso. Aproximou-se e puxou o objeto.
Zhou Xin ergueu os binóculos, varrendo rapidamente o horizonte de um lado para o outro. Ao não detetar vivalma, deixou-os pendurados ao pescoço e juntou-se a outros agentes que corriam para o setor oposto da floresta.
Nesta zona, havia menos árvores, mas as rochas avultavam, cobertas por uma camada de musgo devido à humidade, tornando cada passo escorregadio e perigoso.
Zhou Xin fitava o chão à cata de objetos perdidos, erguendo o olhar periodicamente para vigiar os arredores. Ao virar-se, o seu semblante alterou-se de súbito.
Uma silhueta curvada, com riscas pretas e brancas, capturou a sua atenção. Várias rochas grandes envolviam-na, ocultando-lhe as mãos e os pés; apenas a costas arqueadas eram visíveis, destacando-se inequivocamente aquelas riscas monocromáticas.
— Encontrei alguém no bosque a leste! Venham todos cá para cima! — gritou Zhou Xin pelo rádio portátil, apelando de seguida aos demais oficiais antes de avançar a passos largos.
De súbito, estacou com um solavanco, o rosto estupefacto.
Os outros chegaram a correr, questionando:
— Onde está? Onde é que ele está?
Zhou Xin virou-se lentamente, ainda sob o choque da visão, e apontou para o amontoado de rochas:
— Desapareceu!
Chi Ji estava plantado no centro da praia, com a brisa a agitar-lhe as abas do casaco e a desordenar-lhe o cabelo. O seu semblante, contudo, permanecia inalterado, grave e silencioso.
Sentindo que algo profundamente errado se passava, Chi Ji voltou-se para interrogar novamente a mãe de Yu:
— O que exatamente discutiram ao meio-dia para que ele fugisse de casa? E agora, a ponto de abandonar o veículo e eventualmente atentar contra a própria vida?
— Bem... não foi nada de especial! — retorquiu a mulher, franzindo o sobrolho e cerrando os punhos.
Chi Ji sublinhou, com tom severo:
— Tem a certeza? Não é apenas o seu filho; há outros dois jovens da mesma idade envolvidos de forma inexplicável, e todos estão desaparecidos em simultâneo. São menores de idade, e a situação é gravíssima. Tem de nos dizer a verdade, sem ocultar nada, caso contrário ser-nos-á impossível planear qualquer operação.
— É verdade! Juro que não há mais nada! Só lhe disse que ele não se dedicava aos estudos como devia... — A mãe de Yu desviou o olhar para o mar, evitando fitar Chi Ji diretamente.
O oficial preparava-se para replicar quando o telemóvel vibrou. Ao verificar a mensagem enviada por Yu Jun, os seus olhos contraíram-se num sobressalto de surpresa. Ergueu o rosto, com a voz agora gélida:
— Com razão recusava-se a falar. O seu filho integrou este tipo de organização, não foi?
A mulher voltou-se e, ao vislumbrar a fotografia no ecrã, esteve prestes a gritar, transida de pavor.
— Os outros dois rapazes que o acompanhavam também fazem parte do grupo? — inquiriu Chi Ji, implacável.
Com o rosto banhado em lágrimas, a mãe de Yu negava veementemente com a cabeça:
— Eu não sei, juro que não sei! Nem sequer sei quando é que ele se meteu nisto. Estava a arrumar o quarto dele hoje quando encontrei aqueles livros e panfletos debaixo da cama. Fiquei a pavor, com medo de que algo grave acontecesse, e fui logo queimá-los! Mas ele apanhou-me no acto quando voltou!
— O que é que a senhora estava a queimar?!
Assim que Yu Min regressou, deparou-se com a mãe agachada no centro da sala, a queimar algo dentro de uma bacia grande. Ao aproximar-se, reconheceu de imediato as palavras familiares que se consumiam entre as chamas, transformando-se gradualmente em cinza.
A mãe apressou-se a fechar a porta e, apontando-lhe o dedo com um tom repreensivo mas contido, perguntou:
— Como tens coragem de ler semejantes coisas? Sabes que isto é crime? Onde é que arranjaste isto?!
— Tu não percebes nada! Isto é que é a verdade, vocês é que são ignorantes e não compreendem! — vociferou Yu Min, furioso. Precipitou-se para a mesa de centro, agarrou num jarro de água e despejou-o sobre a bacia.
Um som abafado ecoou quando o fogo se extinguiu num instante. Yu Min espreitou para o interior; tudo estava destruído, nem um único exemplar se salvara.
— Xiao Min, não podes continuar a ler isto! É errado, está tudo errado! Quem é que te enganou? — A mãe agarrou-se à sua roupa, suplicando com fervor.
Ela julgava que o rapaz apenas ia à escola e, ocasionalmente, aos salões de jogos com os amigos. Como é que ele se tinha envolvido nisto?
— A enganada és tu! Cala-te e não digas mais nada, ouviste? — Yu Min apontou-lhe o dedo, ameaçador. Pasmado com a exposição da sua conduta, correu para a rua e montou na motocicleta.
— Onde vais? Não te vás embora, ouve-me... — A mãe agarrou-lhe a manga, tentando colocar-se à frente do veículo, mas Yu Min acelerou a fundo, guinando numa direção oposta e desaparecendo rapidamente, deixando-a entregue ao desespero.
De regresso a casa, confrontada com os restos na bacia, a mulher vasculhou o quarto do filho e encontrou ainda mais folhetos de propaganda. Decidiu incinerar tudo de uma vez, esperançada em que o assunto ficasse abafado e passasse despercebido.
Os papéis na bacia reduziram-se a cinzas; o lume fenecera por completo. A mãe fizera várias chamadas, mas nenhuma fora atendida.
Será que ele voltaria? Ou teria ido juntar-se àquela corja?
Quanto mais pensava, maior era o pavor de perder o filho para sempre. Tomando uma resolução, pegou no telemóvel e correu para a esquadra de polícia...